BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

Romaria III

Da Redação

| Edição de 18 de janeiro de 2023 | Atualizado em 18 de janeiro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eis aí tua Mãe.” (Jo 19-,27)

Quantas vezes nos encontramos sem rumo, nosso fardo parece pesado demais, nossos problemas maiores que os dos outros. Pesados os ombros, não vislumbramos solução. E, apesar de sabermos o valor da oração, onde encontrar o socorro e o alento para nos levantar e lutar, não temos força suficiente para sairmos do lugar, pois nossos pés parecem não responder ao nosso comando. Nesses momentos, que não são poucos, há uma voz macia, doce, terna e ao mesmo tempo firme, que brota em meio a essas trevas e sussurra: “Venha, Mamãe está aqui!”, e Ela, a Mãezinha do Céu, nos atrai para seus braços, seus afagos, seu carinho materno e vai acalmando nossos medos e, aos poucos, vai devolvendo-nos a paz interior. 

Os grandes Santos de Deus declaram que através de Maria Santíssima, chegamos a Jesus, assim como por Jesus, somos atraídos ao Pai! Não podemos desperdiçar essa graça que nos é dada de forma gratuita e espontânea pelo próprio Cristo: sua Mãe é nossa Mãe! Que mais poderíamos querer nesses tempos de tantas perguntas e poucas respostas? Nossa Senhora de Lourdes nos ensina a procurar, a buscar a Água Viva, na fonte verdadeira que é Cristo! De tantas aparições, de tantos nomes, a Senhora de Lourdes, a mesma e sempre Virgem Maria, sussurra em nosso íntimo, Ela vem ao nosso encontro, como vem toda mãe, seja qual for a situação em que o filho se encontra. A Mãe vê e sente até o que o filho não conta, assim é a Mãe de Cristo, que no silêncio do seu coração, percebeu as necessidades de sua prima Isabel e saiu apressadamente ao seu encontro, sem pensar nos perigos do caminho, sem colocar-se em primeiro lugar, ao contrário, exerceu sua caridade e fraterna compaixão para com aquela que, grávida do precursor de Jesus, necessitava de ajuda. Desde seu sim a Deus, a Virgem Maria assumiu totalmente sua missão de doar-se sem reservas à construção do Reino de Deus, não apenas gerando o Messias em seu ventre, mas gerando um novo modo de servir a Deus no serviço ao próximo, em detrimento de si mesma. Um ensinamento repleto de pureza e autenticidade, humildade e obediência que ultrapassa nosso entendimento, mas ainda pode abrir nosso coração para que sejamos seus imitadores no hoje, na reconstrução dessa humanidade tão individualista e tão pouco solidária. A Virgem Maria, a Senhora de Lourdes, nos chama a Ela: ‘Não estou eu aqui?’, como quem diz ‘vinde até mim, sou tua mãe, meu Filho assim o permitiu, vinde, estou aqui filhinho, não tenhas medo, ponha-se a caminho.’

Amados filhos diocesanos, a 4ª Romaria que está prestes a acontecer neste próximo dia 05 de fevereiro, não se trata de uma visita a uma imagem, ou a um Templo de pedra, essa peregrinação é muito mais do que isso, vai muito além que uma caminhada turística. Participar de uma Romaria é antes de tudo um grande testemunho de amor a Jesus Cristo e a sua Mãe Santíssima, pois, essa caminhada de fé, expressa, muitas vezes sem palavras, incontáveis testemunhos de graças recebidas, conversões e milagres que apenas Jesus e Maria têm conhecimento. Também os romeiros trazem nos corações histórias de gratidão, lágrimas, curas e pedidos seus e de tantos outros irmãos que não tem condições físicas de participar. Uma Romaria é antes de tudo, um ato público de comunhão de irmãos que vivem uma única fé: em Cristo Jesus e na Santa Igreja fundada e edificada por Ele mesmo, o Filho Unigênito do Pai. Sejamos, pois, autênticos missionários de Cristo, convidando, divulgando e participando desse grandioso momento de unidade da Família Missionária Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes.