BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

Setembro - mês da Bíblia

Da Redação

| Edição de 14 de setembro de 2022 | Atualizado em 14 de setembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós...” (Jo 1,14)

A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela, de fato e de verdade, contém a Revelação Divina. Deus comunica à humanidade o seu plano de salvação, do início ao fim dos tempos. A Palavra de Deus é o Pão espiritual que responde a todas as inquietações humanas. A Sagrada Escritura é o sustentáculo da fé, pois: “Toda escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por Ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2Tim 3, 16-17). 

Neste mês de setembro, a Igreja propõe que aprofundemos nosso conhecimento acerca da centralidade de nossa fé: Jesus Cristo, sua vida, paixão, morte e ressurreição e, assim, adentremos de forma mais íntima na revelação do plano de Deus. Escolheu-se setembro devido à celebração da Memória de São Jerônimo, cuja morte ocorreu em 30 de setembro do ano 420. Grande biblista, São Jerônimo foi quem traduziu a Bíblia dos originais hebraico e grego para o latim, que era na época, a língua falada no mundo e usada na Liturgia da Igreja. 

Atualmente, encontramos a Bíblia Católica traduzida em praticamente todas as línguas do mundo, seguindo a versão de São Jerônimo, sendo considerado o livro mais impresso, vendido e distribuído em toda história da humanidade. Outro dado importante é que a Bíblia está presente em quase toda as casas do mundo, e graças à tecnologia avançada, pode-se acessá-la e ouvi-la em qualquer lugar, bastando para isso, um toque no celular ou demais meios de comunicação. Embora tenhamos toda essa facilidade ao alcance das mãos, nota-se que a leitura, meditação e estudo da Palavra já não seduz o cristão, tão pouco há o esforço pessoal em se criar uma rotina de leitura ou audição, que seja um versículo apenas, e nele meditar para crescer espiritualmente. 

A Bíblia -PALAVRA DE DEUS- é o fruto da comunicação entre o Criador que se revela e a pessoa que, atenta, acolhe essa revelação e, acolhendo-a, responde a ela com a vida, seja na missão evangelizadora, seja na vida pessoal. “Desconhecer a Escritura, ou ignorá-la, é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-Lo. É preciso fundamentar nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (Doc. Aparecida 247). A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quer nos comunicar em relação à nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Sagrada Escritura. No Filho, Deus cumpre todas as promessas feitas no Antigo Testamento para seu povo, que somos nós, hoje. Nas Sagradas escrituras, o Cristo, o Verbo de Deus, está presente do princípio ao fim, pois Ele é a Palavra viva, nosso pão espiritual. 

A Bíblia não é para ser lida como se fosse um livro qualquer, ou para ser decorado em seus versículos e capítulos, mas ela existe para termos conhecimento do desejo de Deus para nós, de sua vontade em nossa vida. Mais que leitura, devemos meditá-la, usando vários sentidos do nosso corpo (olhos atentos, coração disponível, inteligência e razão), para assimilar a vontade de Deus para nossa vida. A fé, vivida em comunidade, o bom senso e a participação assídua nas celebrações litúrgicas são indispensáveis para a vivência da Palavra. É a graça do Espírito Santo que, ao agir num coração aberto às propostas de Deus, nos capacita e nos transforma em pessoas melhores, mais firmes na fé, possibilitando que tenhamos um encontro com Cristo, através da Palavra. A Palavra não passa, não muda, porém, se atualiza e se renova para o nosso entendimento e prática. Assim como Deus é imutável, a Palavra também o é. “Seca-se a erva e murcha a flor, mas a Palavra de nosso Deus subsiste eternamente” (Is 40,8). Queres falar com Deus? Queres ouvir a Deus? Na Bíblia, na Palavra, no seu caminhar: “O Senhor teu Deus estará contigo por onde quer que vás. ” (Js 1,9). Como a Virgem Maria, aceitar, receber e cumprir a Palavra de Cristo, para o bem de todos e para nossa salvação.