BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

Viver o advento com São José

Da Redação

| Edição de 11 de dezembro de 2024 | Atualizado em 11 de dezembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que Nela foi concebido vem do Espírito Santo.” (Mt 1,20). São José, pai terreno de Jesus, poucas vezes citado nas Sagradas Escrituras, não pode ser por nós esquecido neste tempo em que nos preparamos para o Santo Natal. Assim como a Virgem Maria, José, à sua maneira, disse sim aos planos de Deus para sua vida, assumindo Mãe e Filho, conforme a vontade de Deus. Suas ações, atitudes e gestos falam por si. Seu Sim foi expressado com sua vida dedicada a cuidar de Jesus e da Virgem Maria, a partir do momento em que o Anjo do Senhor lhe anuncia em sonho: “Ela dará à Luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt 1,21) . Ao despertar, sem questionamentos ou dúvidas, José, com a mesma disponibilidade da Virgem Maria, diz o seu Sim e a recebe como sua Esposa assumindo, com Ela, o grande mistério de serem pais do Filho de Deus.

Muito temos a aprender com São José: fé, coragem, humildade, oração, silêncio, justiça, fidelidade a Deus e doação de si mesmo. Vejamos que José tinha tudo para abandonar Maria, mas escolhe ficar. E nós, diante das adversidades, fugimos ou ficamos? José acreditou no anúncio do Anjo, pois era um homem de fé e de oração. Sua fé o levou a permanecer onde Deus o havia colocado: ao lado de Jesus e de Maria, enfrentando as lutas de cada dia, provendo o sustento de sua família com o trabalho de suas mãos.

José, foi sustentado pela fé e, com coragem, tudo fez para proteger aqueles que lhe foram confiados. José silenciou diante das más línguas que os julgavam pela gravidez antes do casamento, pois sabia que o Mistério fora lhe confiado por Deus e só eles pertenciam. Humilde e fiel aos princípios divinos, José ainda hoje nos ensina que quanto mais nos doamos a Deus mais agraciados somos. Que, muitas vezes, o silêncio diz mais que muitas palavras; que a oração contínua nos fortalece e nos aproxima do Pai; que o servir a Deus é o melhor caminho para a santidade. Enfim, São José, homem Justo e Santo, nos ensina a fazermos deste Advento um caminho centrado em Deus, obedientes à sua Vontade, mesmo quando não entendemos o Seu querer; a amarmos devotamente a Virgem Maria para acolhermos novamente o Verbo Divino e com Ele, os irmãos e irmãs que necessitam de nós para conhecer e sentir o Amor de Jesus e a presença da Senhora Mãe de Deus e nossa. São José, vinde em nosso auxílio!