COLUNAS

min de leitura - #

Bons resultados

Editoria de Política

| Edição de 08 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), comemorou com muito entusiasmo, ontem à noite, os resultados das urnas. “Elegemos todos os candidatos pelos quais trabalhamos e nos dedicamos nesta campanha nas últimas semanas”, destacou. “Ajudamos a eleger Ratinho Júnior (PSD) governador do Paraná, com quase 80% dos votos válidos; o professor Oriovisto Guimarães (Podemos) senador do Paraná; Sérgio Souza (MDB) deputado federal; e Arilson Chiorato (PT), deputado estadual por Apucarana. Além disso, também tivemos êxito com o apoio dado pela nossa bancada de vereadores aos candidatos a deputado estadual Guto Silva (PSD) e Tiago Amaral (PSB)”, comemorou o prefeito Beto Preto, destacando que a partir do ano que vem Apucarana estará bem representada na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Paraná.

É da cidade Ao comemorar ontem a vitória do seu candidato a deputado estadual Arilson Chiorato (PT), o prefeito Beto Preto (PSD) frisou que ele é de Apucarana. “O Arilson Chiorato fixou residência na cidade, no Núcleo Afonso Camargo desde 2014, quando se casou com sua esposa, a professora Jane Reis. Seu filho, o Benício, de 2 anos, também é apucaranense. E, a partir de agora, irá trabalhar ainda mais pela cidade, com mandato de deputado estadual”, argumentou.

Cumprimentos Ao mesmo tempo, o prefeito Beto Preto estendeu seus cumprimentos ao Delegado Jacovós (PR), que também garantiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. “Jacovós veio de Sarandi e comandava a 17ª Subdivisão Policial e agora, como deputado, também esperamos dele apoio para as demandas de Apucarana, considerando a expressiva votação que obteve na cidade”. 

Reclamações Durante a votação de ontem em Apucarana houve muitas reclamações de eleitores quanto à demora do processo e às mudanças de locais de votação. Alguns eleitores estavam completamente perdidos sobre onde foi parar a sua seção. Uma eleitora reclamou que sempre votou no Colégio Nilo Cairo, mas sua seção foi transferida para a UTFPR, bem distante do local onde mora.

Longas filas Quem não levantou cedo e deixou para votar mais tarde, seja pela manhã ou depois do almoço, teve que enfrentar longas filas nos colégios eleitorais de Apucarana. Na hora de votar, eleitores não conseguiam concluir o processo biométrico digital, tendo que fazer várias tentativas. Enquanto isso, eleitores que estavam na fila reclamavam. 

Atraso Em função das longas filas para votação e do atraso no encerramento de algumas seções eleitorais, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná teve que adiar a divulgação de resultados parciais das eleições, que estava prevista para as 18 horas.
“Vamos ter paciência, tranquilidade”, pediu o juiz Jean Leeck, ao responder aos questionamentos da imprensa.

Falhas Vários araponguenses reclamaram de falhas  em urnas durante as votações de ontem. Em uma das situações, uma eleitora chegou para votar e foi surpreendida ao saber que alguém já havia votado em seu lugar. Ao digitar o número do seu candidato a presidente, a foto do mesmo não apareceu. A eleitora procurou os mesários para registrar a falha em ata, mas não teve êxito. Ela regisitrou BO na polícia. 

Mesária agredida Ainda em Arapongas uma mulher foi presa por agredir uma mesária de uma das seções de votação, na manhã de ontem. Segundo relato de algumas testemunhas, a presidente da seção foi agredida por ter segurado o dedo do esposo da agressora, no momento da biometria. A Polícia Militar (PM) confirmou a prisão.

Crime eleitoral Eleitores de Jair Bolsonaro, candidato à Presidência da República, compartilharam nas redes sociais imagens que configuram crime eleitoral. Após votarem, alguns internautas que apoiam o carioca gravaram o momento em que votaram, o que é um crime eleitoral. Eles também fizeram essas imagens enquanto portavam armas de fogo.

Com revólver Em um dos vídeos mais compartilhados, um eleitor de Jair Bolsonaro, que não se identifica, aperta as teclas da urna usando um revólver, inclusive a tecla confirma - após digitar o número do candidato do PSL. Em outro registro, o eleitor coloca um revólver sobre a urna. A imagem foi feita numa escola de São João do Meriti, no Rio de Janeiro.

Vapt Vupt

De modo geral, as eleições no Vale do Ivaí transcorreram em clima de tranquilidade entre os eleitores.         
Apesar da rivalidade entre candidatos de esquerda e da direita, eleitores foram às urnas sem problemas.         
Vários prefeitos da região comemoraram ontem à noite a eleição de seus candidatos ao governo e a deputado.           
Prefeitos da região devem se reunir com o governador eleito Ratinho Jr., ainda nesta semana.