Projetos e propostas para garantir o desenvolvimento econômico de Apucarana foram a pauta da sabatina realizada nesta segunda-feira (23) com os candidatos a prefeito de Apucarana na sede da Acia. Com participação de três dos quatro candidatos do pleito: Rodolfo Mota (União), Rodrigo Recife (MDB) e Paulo Vital (PL), a sabatina ouviu os candidatos individualmente. A candidata Jane Reis (PT) não participou da sabatina pois tinha outros compromissos na agenda. Os candidatos foram entrevistados pela Acia, representada pelo presidente Wanderlei Faganello, e ouvidos por empresários, convidados e diretores da entidade. Os três candidatos responderam a questões que versaram sobre oito eixos temáticos de interesse do empresariado local, incluindo temas como inovação, estacionamento rotativo e um centro de eventos, algo que há anos se discute fazer.
Reta final
Restando apenas 13 dias para as eleições de 6 de outubro e dez dias para o fim do horário gratuito no rádio e televisão, os candidatos a prefeito vão apostar todas suas fichas para conquistar o eleitor ainda indeciso. Para tanto, no caso específico de Apucarana, dois hospitais, um municipal e outro filantrópico, vão ser inaugurados. Muitos áudios supostamente vazados que envolvem adversários também vão ser munição de campanha. Enfim, nestes poucos dias que restam para a eleição o eleitor vai ser bombardeado com todo tipo de informação e contrainformação, algumas até podem ser verdadeiras e outras nem tanto...
Piana em Apucarana
Falando em hospitais, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, participa, nesta terça-feira (24) da inauguração do Hospital Torao Tokuda, o Hospital da Acea, em Apucarana. A solenidade está marcada para as 16 horas e contará também com a presença do secretário de Estado da Saúde, César Neves, e do deputado federal Beto Preto (PSD), este um dos interlocutores da negociação que garantiu a cessão do prédio para o novo administrador do local, o Instituto Santa Clara. A solenidade também deve reunir lideranças regionais e membros da comunidade japonesa, que sempre desejaram ver o hospital funcionando.
Os arrastões
Neste último fim de semana, a campanha política em Apucarana foi bem movimentada com todos os candidatos a prefeito percorrendo os mais diversos bairros da cidade, inclusive o centro. Rodolfo Mota (União Brasil) saiu a tiracolo com o deputado federal licenciado e secretário da Indústria e Comércio, Ricardo Barros (PP). Por sua vez, o candidato Paulo Vital (PL) andou pela periferia na companhia do deputado federal Beto Preto (PSD), enquanto a candidata Jane Reis (PT) fez campanha ao lado do marido, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT). Já o candidato Recife (MDB) fez arrastão pelos bairros.
Números ilusórios
Vez ou outra aparecem números de supostas pesquisas que seriam de consumo interno e que, portanto, não podem se tornar públicas por falta de registro no TSE. Cada um então coloca o número que interessa para manter os correligionários animados e confiantes em seu candidato, A verdade vai aparecer nas urnas dia 6 de outubro e muita gente pode se sentir enganada. Divulgar números ilusórios para manter a moral da tropa é válido. O que não pode é o próprio candidato se enganar ou ser enganado pela coordenação de campanha. Não tem eleição perdida na véspera como também não tem eleição ganha com pesquisa falsa.