COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Álvaro Dias de saída do Podemos

Da Redação

| Edição de 23 de outubro de 2025 | Atualizado em 23 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-senador e ex-governador Álvaro Dias divulgou ontem nota comunicando sua saída do Podemos. Álvaro, que inclusive ajudou a formar o partido, está descontente com as articulações da sigla, como bem mostra a nota divulgada: “Há pouco mais de oito anos, ao lado de militantes da política, sonhei com a construção de um partido alternativo que pudesse recuperar a crença de brasileiros na instituição partidária. Hoje, confesso! Meus sonhos foram sepultados, engolidos pela força de um sistema nefasto que teima em sobreviver. Não posso compactuar com isso. Com tristeza, despeço-me do Podemos”, diz a nota. O partido, segundo se comenta nos bastidores, está prestes a ser presidido por Tânia Márcia Francischini, que vem a ser mãe do ex-deputado Fernando Francischini. O deputado Felipe Francischini, inclusive, pode ser anunciado na sigla semana que vem.

Denian segue Álvaro

O ex-senador Álvaro Dias não saiu sozinho do Podemos. Ato contínuo ao anúncio, o deputado estadual Denian Couto comunicou que também está fora da legenda. Denian deu a notícia através de comentário na postagem da nota oficial da saída de Álvaro, publicada pela manhã nas redes sociais do ex-governador. “Acompanho sua saída imediatamente, senador. Já comuniquei minha desfiliação da legenda”, comentou o deputado Denian Couto que, assim como Álvaro Dias, não disse para onde vai. “Em respeito à legislação eleitoral, informarei oportunamente meu novo destino partidário”, comentou.

Temporada de prêmios

Os prefeitos de Arapongas, Rafael Cita (PSD) e Apucarana, Rodolfo Mota (União) encerram a semana com conquistas e troféus debaixo do braço. Rodolfo recebeu dois:na terça o Prêmio Gestor Público, pelo projeto de Libras nas Escolas, e ontem o “Prefeito Inovador 2025”, concedido pela Rede Cidade Digital, pela instalação de semáforos inteligentes na Rua Ponta Grossa. O araponguense Rafael Cita também foi premiado pela Rede Cidade Digital pela instalação de novo ponto eletrônico digital. Cita também emendou premiações, já que Arapongas foi destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, cuja premiação aconteceu na noite de quarta-feira, em São Paulo.

Recursos em Faxinal

O prefeito de Faxinal, Hermes Santa Rosa (PSD), priorizou projetos da zona rural nesta semana em Curitiba. Além de firmar parcerias com o Incra -Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Hermes reuniu parte dos vereadores de sua base: Marcela Carvalho Rodrigues (PSD), Carlos Francisco da Silva (MDB) e Sandra Rimovicz (União) com o secretário de Agricultura, Márcio Nunes. Durante o encontro, o secretário anunciou a viabilização de R$ 15 milhões para obras de pavimentação da Estrada da Vista Alegre. No encontro também foram aprovado projetos para melhorias nas nas estradas rurais das localidades de Três Barras, Imperatriz e Campina dos Gomes.

Luísa em defesa das Apaes

A deputada federal Luísa Canziani (PSD) apresentou ontem, na Câmara dos Deputados, um projeto de decreto legislativo para sustar o decreto 12.686, do Governo Federal, que instituiu a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e que vem sendo criticado pelas Apaes. As associações argumentam que, na prática, o decreto pode significar o fim das entidades de ensino especial. Segundo a deputada, o decreto traz novo ordenamento jurídico e esse conteúdo deveria ser objeto de lei formal, aprovada pelo Congresso Nacional, o que viola o princípio da separação dos poderes, conforme estabelecido pela Constituição.Ela argumenta ainda que o texto presidencial compromete o direito à educação inclusiva de qualidade.