COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Anibelli em visita à Câmara

Da Redação

| Edição de 12 de setembro de 2025 | Atualizado em 12 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em visita a Apucarana nesta sexta-feira (12), o deputado estadual Anibelli Neto (MDB) foi recebido pelo vereador Sidnei Oliveira (MDB) na Câmara Municipal, onde destacou a destinação de recursos para obras e ações sociais na cidade. O deputado garantiu, neste ano, R$ 500 mil para a recuperação de estradas rurais, além de recursos para auxiliar no transporte do Programa Feira Verde, e R$ 200 mil para complementar construção de dois CMEIs nos bairros Interlagos e Solo Sagrado. “São pautas importantes que foram articuladas lá atrás e que hoje são realidade”, diz o deputado, que aproveitou a agenda para divulgar projeto de lei de sua autoria, que tramita na Assembleia, e visa a conscientização sobre o vício em apostas online. O deputado esteve em Apucarana após prestar apoio, em Ivaiporã, ao presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD).

Força de Curi

O evento realizado nesta quinta-feira (11), em Ivaiporã, que reuniu mais de duas dezenas de prefeitos do Vale do Ivaí e região central do Estado e uma multidão de apoiadores mostra a força que Alexandre Curi (PSD), hoje presidente da Assembleia, construiu ao longo de seus seis mandatos. Conhecido por ser um deputado de fato municipalista e por ter o gabinete de portas abertas aos prefeitos, ele tem articulação e apoio em várias regiões do Paraná. No encontro desta quinta, vários prefeitos da região saíram do centro de eventos Scaramal com o boné azul de Alexandre Curi na cabeça e em clima de pré-campanha.

Ratinho Jr se solidariza

O governador Ratinho Junior (PSD) comentou nesta sexta-feira (12) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), manifestando solidariedade em post nas suas redes sociais. “O Brasil precisa ser pacificado, e isso passa também pelo fortalecimento das nossas instituições, que devem atuar com equilíbrio e pautadas pelo Estado Democrático de Direito. O povo brasileiro não pode ficar refém de dogmas. Aliás, a população não está feliz com a perseguição a um ex-presidente. O Brasil precisa virar a página do ódio, do atraso, da briga e escrever um novo tempo. Sou solidário ao presidente Bolsonaro e aos seus familiares”, postou. Outros governadores, como Tarcísio de Freitas e Romeu Zema, também se manifestaram no mesmo tom.

Delação premiada

O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), sancionou duas leis municipais que regulamentam pagamento de recompensa para moradores que denunciarem, de forma documentada, descarte irregular de resíduos e furto de fiação em prédios públicos. Os dois projetos são de autoria do vereador Valdecir Pardini (União) e focam em problemas crônicos que vêm se intensificando em Arapongas. O prefeito Rafael Cita destaca que as leis complementam medidas que a prefeitura já vem tomando, principalmente em relação ao descarte irregular. A Prefeitura chegou a instalar câmeras de monitoramento em alguns pontos da cidade para tentar coibir a prática e não tem hesitado em multar os sujões.

Arilson comemora

A decisão do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que suspendeu a venda da Celepar após verificar uma série de falhas no processo , foi amplamente comemorada pela Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa, que vem questionando há tempos o processo. Além de solicitar junto ao TCE a suspensão da privatização, a bancada também havia requerido a derrubada do sigilo do processo. “O governo queria vender a Celepar, que guarda todos os dados do povo do Paraná. Colocar isso nas mãos de grupos privados, é abrir brecha para o uso político e comercial dessas informações, além de colocar em risco a privacidade e a soberania do Estado”, afirmou o líder da bancada, Arilson Chiorato.