Após receber o governador Ratinho Junior (PSD) e sete secretários de Estado para anúncio de um pacote de investimentos em vários setores estratégicos, o prefeito Rodolfo Mota (União) classificou as comemorações dos 82 anos de Apucarana como recordes. “É o maior (aniversário) de todos os tempos: recorde de público na prova 28 de janeiro, recorde de público na praça e recorde de investimento para mudar a vida das pessoas num 2026 histórico”, comentou o prefeito, que fez questão de destacar várias parcerias e o apoio do Governo do Estado. Em entrevista, Rodolfo repetiu o discurso pacificador do governador Ratinho Junior. “Onde há paz, tem prosperidade. Eu só quero ter paz que pra gente poder trabalhar”, comenta.
Opera Brasil
Nome forte do governo de Ratinho Junior (PSD), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, está elaborando as propostas do governador para a saúde pública. Em coletiva nesta sexta-feira, em Apucarana, Beto confirmou que está preparando um projeto nacional a pedido do governador, que se organiza para uma candidatura à presidência. Um dos pontos que deve entrar na proposta é o Opera Paraná, programa de cirurgias eletivas que tem despertado atenção nacional por conta da agilidade na realização dos procedimentos. “O governador me pediu e estou preparando isso; um Opera Brasil é muito viável”, comentou o secretário.
Potencial de Ratinho Jr
Novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (30) sobre a corrida presidencial, traz bons números para o governador Ratinho Junior (PSD). O levantamento mapeou a percepção do eleitorado sobre nomes de presidenciáveis, mostrando que o paranaense une baixa rejeição e potencial de crescimento. O governador do Paraná tem 33,8% de rejeição nacional, contra 45,3% de Lula (PT) e 44,7% de Flávio Bolsonaro (PL). O índice é, inclusive, melhor que o de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem 36,1%. Outro fator é o potencial de voto: 60% dos eleitores poderiam votar em Ratinho Junior e 5,3% votariam nele com certeza — um potencial de voto de 65,3%.
Moro e Requião Filho
Também divulgada nesta sexta-feira (30), a pesquisa Futura/Apex para avaliação da corrida eleitoral ao governo do Paraná mostra que o senador Sergio Moro (União) segue na liderança, vencendo em todos os cenários, com até 44,6% das intenções de voto. O deputado Requião Filho (PDT) também se consolidou na segunda posição, com até 25,2% das intenções, a depender do quadro apresentado aos eleitores. A pesquisa ouviu 800 eleitores do Paraná, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Entre os nomes do PSD sondados, Rafael Greca aparece com o maior percentual: 10,1%.
Retorno com pauta cheia
A Câmara Municipal de Apucarana realiza na segunda-feira (2), às 19 horas, a 1ª sessão ordinária de 2026. O início oficial do ano legislativo começa com pauta bastante extensa. Os vereadores vão votar 43 matérias, entre projetos de lei, requerimentos e moções de aplauso. Além dos projetos em pauta, os vereadores também vão eleger as composições das nove comissões da Casa. De acordo com o presidente do Legislativo, Danylo Acioli (MDB), a primeira sessão do ano reforça o ritmo de trabalho já em andamento. “Esta é a primeira sessão ordinária de 2026, mas os trabalhos da Câmara não param”, afirma o presidente, lembrando que duas sessões extraordinárias já foram realizadas no ano.