COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Anúncio surpresa na educação

Diagramação Tribuna

| Edição de 01 de abril de 2024 | Atualizado em 01 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Anúncio surpresa na educação

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A agenda cumprida ontem pelo secretário de Estado da Saúde e deputado licenciado Beto Preto trouxe uma surpresa de última hora: o anúncio da licitação da escola Godomá de Oliveira Bevilacqua. Localizada no distrito de Vila Reis, a nova sede dessa escola é uma reivindicação de décadas da comunidade. O anúncio foi feito pessoalmente pelo secretário da Educação, Roni Miranda (foto), que não tinha sido confirmado anteriormente na agenda oficial do evento, mas veio para Apucarana a convite de Beto Preto. Além de anunciar a licitação da obra para o final de maio, o secretário também adiantou que mais duas novas escolas estão no cronograma da Seed em Apucarana: uma no Jardim Interlagos, outra no Sumatra, duas regiões da cidade com alto índice de crescimento habitacional.

Secretários de saída

Os secretários municipais que pretendem disputar as eleições municipais de 6 de outubro devem deixar os cargos até o próximo sábado (6), conforme o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos municípios da região, a expectativa é de muitas mudanças nas prefeituras. Muitos ocupantes de primeiro escalão já confirmaram suas pré-candidaturas para vereador e vão deixar os cargos, enquanto outros já foram anunciados para sucessão. A maioria das exonerações já deve ser publicada na sexta-feira (5). A partir da semana que vem muitos nomes novos vão surgir na administração municipal. 

Nomes em Apucarana

Em Apucarana, quatro nomes já estão praticamente certos de que vão deixar o primeiro escalão do prefeito Junior da Femac (MDB) para concorrer às eleições de outubro, em busca de uma vaga na Câmara de Vereadores. São eles: Danylo Acioli (Assuntos Estratégicos), Jossuela Pirelli (Assistência Social), José Airton Deco de Araújo (Autarquia Municipal de Serviços Funerários) e Carlos Mendes (Trânsito, Esportes e Inovação). Um quinto nome ainda analisa se irá concorrer e deixar o secretariado: Gentil Pereira (Gestão Pública). A confirmação, no entanto, será conhecida apenas a partir da sexta-feira (5).

Ranking do emprego

O ano começou bem para a economia de Apucarana. O município voltou a se destacar na geração de emprego, aparecendo em 10º lugar no Estado entre os 399 municípios que mais criaram vagas com carteira assinada em janeiro e fevereiro. O saldo positivo de 689 postos de trabalho no Caged foi bastante comemorado pelo prefeito Junior da Femac, que vem desenvolvendo há tempos um trabalho de empregabilidade. “A nossa Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego, junto com a Agência do Trabalhador, desempenha um papel importante neste trabalho, mediante uma ótima parceria com os empresários do comércio, da indústria e de serviços”, avalia. Ontem, a prefeitura anunciou o cronograma do programa Portas Abertas.

Vitrine do agronegócio

A força do agronegócio do Paraná movimenta Londrina a partir desta sexta-feira. Além de empresários ligados ao setor que é um principais motores da economia do Estado, a abertura da ExpoLondrina vai atrair também uma série de lideranças políticas. A abertura oficial, marcada para as 16 horas de sexta-feira, contará com participação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, do governador do Paraná, Ratinho Junior, do vice-governador, Darci Piana, e do secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara. Vários prefeitos e deputados da região já preparam comitiva para marcar presença no evento, que será uma vitrine e tanto em ano eleitoral.