COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Apucarana discute Plano Diretor

Da Redação

| Edição de 12 de abril de 2024 | Atualizado em 12 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Apucarana discute Plano Diretor

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana discute, na próxima terça e quarta-feira, a atualização do Plano Diretor. O prefeito Junior da Femac, que é engenheiro por formação e participa ativamente do processo, destaca que a legislação adotada em Apucarana nos últimos anos foi fundamental para o crescimento da cidade, notadamente na expansão da verticalização, um fenômeno na última década que mudou o perfil imobiliário. “É chegado o momento de atualizarmos o nosso plano diretor para que Apucarana avance ainda mais, na habitação, na atração de indústrias, comércios e prestadores de serviços, mobilidade urbana, tecnologia e inovação”, comenta. O encontro, que será realizado no auditório do Crea, é aberto a toda comunidade, mas deve reunir principalmente profissionais do setor de construção civil, imobiliaristas e entidades representativas.

Chapa em Faxinal

Mais uma pré-candidatura está trabalhando para disputar a Prefeitura de Faxinal: Gilberto Taborda (Solidariedade), que fez carreira na Sanepar e  o empresário Gilmar Gonçalves (DC), que entra como pré-candidato a vice-prefeito e teve nome anunciado nesta semana. A dobradinha que recria nome de dupla sertaneja  famosa -como os próprios pré-candidatos brincam nas entrevistas - deve concorrer com outra chapa de empresários formada por Hermes Santa Rosa (PSD) e Rubens Kaplun (Republicanos), que têm o apoio do prefeito Gallo. Também já anunciou nome na disputa o ex-prefeito Adilson Silva Lino (PL), antecessor da atual gestão. 

Disputa em São João do Ivaí

A disputa pela prefeitura de São João do Ivaí promete ser uma das mais acirradas do Vale do Ivaí. Além da atual prefeita, Carla Emerenciano (PSL), que concorre à reeleição, cinco nomes já anunciaram pré-candidaturas, incluindo três ex-prefeitos da cidade: Fábio Hidek (União Brasil) que foi antecessor de Carla, Ivens Simão (PSDB) e Clóvis Bernini Junior (MDB). Também podem entrar na disputa o ex-vereador Adeilde Alves Souza, o Grilo (Republicanos) e Alikan Zanotti (PT) que, embora nunca tenha ocupado cargo eletivo é muito conhecido na cidade e na região por conta de sua atuação como advogado criminalista. Resta saber se todos serão confirmados nas convenções.

Emenda para o Honpar

O Centro de Oncologia do Hospital Norte Paranaense (Honpar) vai receber um repasse de R$ 600 mil. O valor, fruto da articulação política do deputado Arilson Chiorato (PT) em parceria com a deputada Federal Gleisi Hoffmann (PT), foi repassado para a Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer e deve ser pago ainda neste semestre. A entrega da emenda aconteceu na manhã desta sexta-feira (12). “Essa emenda é uma importante conquista para a saúde da região e também representa nosso apoio aos pacientes que passam por tratamento contra o câncer”, comenta o parlamentar, que foi recebido pelo diretor do Hospital, Roberto Kock.

Em defesa dos autistas

O vereador Lucas Leugi (PSD), de Apucarana, registrou um boletim de ocorrências na 17ª Subdivisão Policial nesta sexta-feira (12) por conta de um internauta que realizou comentários agressivos contra crianças com autismo em uma publicação de uma reportagem do TNOnline. Um dos comentários, feito por um perfil no Facebook, ofendeu gravemente crianças autistas, afirmando, inclusive, que elas são demonizadas. O vereador, ao ver os comentários maldosos na publicação, resolveu registrar um B.O na delegacia de Apucarana. “Fiz isso para que os usuários de perfis falsos sejam desvendados. Quero que mostrem essas pessoas sem caráter, de coração ruim e que precisam ser expostas”, argumentou Leugi.