A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, fez nesta quarta-feira o lançamento da campanha “Outubro Rosa” na macrorregião norte, tendo como anfitrião o prefeito Airton Maistro (União Brasil). O evento aconteceu no Restaurante “O Garfo”, em Rolândia. A cidade de Apucarana foi representada pela primeira-dama Carmen Lúcia Isquierdo Martins, que estava acompanhada da secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, e a secretária de Assistência Social, Jossuela Pirelli, além de Jordana Maroneze, da Autarquia Municipal de Saúde. Luciana Saito Massa ressaltou que a campanha estimula as mulheres paranaenses a fazerem o auto exame, dentro do “Outubro Rosa”, mês de prevenção do câncer de mama e colo de útero, além da saúde da mulher em geral. (Na foto: Jossuela, Luciana Saito, Carmen Lúcia e Jordana Maroneze)
Marilândia pede recursos
O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda (PSD), que cumpre agenda em Curitiba, reuniu-se nesta quarta-feira com o diretor-geral da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, José Brustolin Neto, e com Ian Sonda, chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde. Durante o encontro, foram solicitados investimentos no município. Na Secretaria de Infraestrutura, Aquiles pediu recursos para melhorias em estradas rurais e para reparos em pontes. Já durante o encontro com o chefe de gabinete da Sesa, o prefeito solicitou recursos para a reforma completa do telhado da Unidade de Saúde Central.
Golpe em Faxinal
A Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal alerta a comunidade que estão usando o nome do Hospital Juarez Barreto de Macedo em um perfil falso no WhatsApp para aplicar golpes. Os alvos são pacientes que passaram por cirurgias recentes, ou estão programadas para procedimentos médicos. Na mensagem ou até mesmo ligação telefônica, o indivíduo mal-intencionado se passa por médico e pede uma certa quantia em dinheiro para realizar um exame médico que não deu certo. A Prefeitura informa que procedimentos do SUS são gratuitos, portanto, se receber alguma ligação pedindo dinheiro, ligue para o 190 ou delegacia mais próxima. Em caso de dúvidas entre em contato com o Hospital através do telefone (43) 2102-4860.
Aposentadoria de Requião
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu à Procuradoria Geral da República (PGR) um parecer sobre o pedido de Roberto Requião (PT) para voltar a receber a aposentadoria especial de cerca de R$ 34 mil mensais como ex-governador do Paraná. Fux, que é relator do caso, já havia intimado o Governo do Estado a se manifestar sobre o requerimento do petista. Em tese, é o último passo antes da decisão do ministro. A tendência é que o benefício seja concedido também a Requião, que governou o Estado por três mandatos: entre 1991 e 1994 e de 2003 a 2010. Seis ex-governadores já recebem o benefício: Emilio Gomes, Orlando Pessuti, Beto Richa, João Elisio, Paulo Pimentel e Mário Pereira. Jaime Lerner também havia entrado com pedido, mas morreu em 2021.
“Importunação” arquivada
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou nesta quarta-feira, por 10 votos a 5, uma representação contra o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), acusado de importunar sexualmente a deputada Júlia Zanatta (PL-SC). O episódio ocorreu em abril durante sessão da Comissão de Segurança Pública. À época, Júlia divulgou nas suas redes sociais uma sequência de fotos na qual Jerry parece abordá-la pelas costas, aproximando o rosto. O parlamentar sempre negou ter cometido qualquer crime. A sessão desta quarta, do Conselho de Ética, foi marcada por troca de insultos.