A população em situação de rua de Arapongas é tema de audiência pública hoje, a partir das 19h30, na Câmara de Vereadores. A discussão foi proposta pelo vereador Paulo Grassano (PP), que propôs um projeto de lei que implanta uma política de cadastramento e acompanhamento dessa população. Segundo o vereador, dada a complexidade do tema, a audiência visa abrir espaço para vários pontos de vista. O prefeito Rafael Cita (PSD), secretários, representantes do Centro Pop, conselhos municipais e comerciantes da cidade. “É difícil, mas precisamos unir forças. Temos muita gente que ajuda, que faz um trabalho muito bom, mas é necessária uma ação conjunta, integrada”, acredita o vereador. Grassano também é autor de projeto que institui campanha permanente de conscientização contra esmolas.
Aserfa fora da pauta
Foi retirado novamente de pauta, desta vez a pedido do vereador Tiago Cordeiro (PDT) projeto de lei de iniciativa do Executivo que faz alterações na lei municipal 01 de 1989, que institui a Aserfa - Autarquia Municipal de Serviços Funerários de Apucarana. O projeto prevê a quebra de monopólio de alguns dos serviços prestados pela autarquia e vem causando discussões. Tiago, que esteve ausente da sessão da semana passada, pediu mais tempo para avaliar a matéria. Já se esperava que na sessão de ontem, realizada com dois vereadores a menos, uma vez que Lucas Leugi (PSD) e Pablo da Segurança (Cidadadia) ainda não tomaram posse, não houvesse votação de projetos mais polêmicos.
Investimentos em Itacolomi
O prefeito de Novo Itacolomi, João Pedro Magon (PSD), recebeu no final de semana, prefeitos da região na comemoração dos 35 anos do município. O deputado Artagão Junior (PSD) e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto (PSD) também participaram da agenda comemorativa, encerrada com tradicional costela de chão, bastante elogiada na região. Segundo o prefeito, o momento é mesmo de comemoração. “Já são mais de 20 km de asfalto garantidos, R$ 4 milhões em maquinários e dezenas de projetos em andamento”, comentou o prefeito em rápido balanço que fez para comunidade presente.
Ivaiporã em alta na Capag
O município de Ivaiporã conquistou a nota A na Capacidade de Pagamento (Capag) – avaliação realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que mede a saúde fiscal de Estados e municípios e sua capacidade em honrar compromissos financeiros. O resultado, referente ao exercício de 2024, foi divulgado ontem e comemorado pelo prefeito Carlos Gil (PSD). “Este equilíbrio financeiro nos permite continuar investindo em saúde, educação, infraestrutura e em obras que transformam a vida da população, sempre com transparência e credibilidade”, afirmou o prefeito. A saber, a gestão do governador Ratinho Junior (PSD) recebeu, pelo segundo ano consecutivo, nota A+ no mesmo indicador
Prêmio para São Pedro
O programa Gabinete Itinerante, desenvolvido pela Prefeitura de São Pedro do Ivaí, está entre os projetos selecionados na 13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Criado em 2013, o prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná para incentivar e premiar boas práticas da gestão pública municipal. A iniciativa de São Pedro do Ivaí foi uma das 35 reconhecidas entre 137 projetos homologados. O Gabinete Itinerante é uma iniciativa do prefeito Rildo Camargo (MDB), que trouxe para sua administração a experiência de proximidade com a comunidade que viveu como vereador. A ideia, diz ele, é fortalecer a transparência de sua gestão e a participação cidadã.