COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Arapongas monitora projetos na Capital

Da Redação

| Edição de 06 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 06 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Arapongas monitora projetos na Capital

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Planejamento, Rogério Trindade, e a diretora Cláudia Gregório, ambos da Prefeitura de Arapongas, tiveram agenda de compromissos em Curitiba no último final de semana. Segundo Trindade, a agenda incluiu reunião com a equipe do gabinete do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), por onde tramitam vários projetos de interesse do município. “Fomos bem recebidos pela equipe, especialmente pela assessora Marlene. Foi importante termos informações detalhadas sobre esses projetos e as etapas de tramitação para atualizarmos a agenda do Planejamento”, ressaltou Rogério Trindade. Outra visita foi no BRDE, onde Trindade foi recebido pelo administrador Paulo Marques Ferreira, pelo gerente de operações adjunto Everson de Almeida Leão e pela analista de projetos, Miriam Lipinski de Souza (foto). Na pauta, todas as linhas de financiamento para diversos tipos de obras civis e energia solar. 

Abrasel em Apucarana 
O vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB) recebeu nesta terça-feira a visita de Eduardo Flore, diretor-executivo para o Norte do Paraná da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A partir de agora ele também irá representar a associação em Apucarana. A organização tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação e gastronomia fora do ambiente domiciliar. “Nossa cidade ganha um representante da Abrasel, que atua como um instrumento de ajuda para os empresários deste setor, que cresce cada dia mais”, afirma o vereador, um dos incentivadores da “Rua Gastronômica” (Rua Oswaldo Cruz) de Apucarana. 
Suspensão de FPM
Quase cinco mil municípios correm o risco de não receber a primeira parcela de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), prevista para esta sexta-feira (dia 9). Isto porque ainda não transmitiram ao governo federal os dados sobre as Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS) de 2023. O prazo para enviar informações sobre receitas e despesas com a saúde, que terminaria no início de fevereiro, foi prorrogado até o dia 2 março. Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que, até início desta semana, 4.971 cidades foram notificadas pelo Ministério da Saúde. O não envio resulta na suspensão de todas as transferências constitucionais e voluntárias.
Lula e o TRE do Paraná
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já começou a receber informações detalhadas sobre o perfil e atuação dos três advogados que disputam a vaga de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Na mesa de Lula estão os nomes de José Rodrigo Sade, Roberto Aurichio Junior e Graciane Lemos. O que se comenta nos bastidores é que a indicação presidencial pode sair antes mesmo do Carnaval. Essa “pressa” tem relação direta com o julgamento do senador Sergio Moro, no TRE paranaense, que só será iniciado após a escolha de Lula, quando o quórum da Corte Eleitoral ficará completa. Enquanto isso, dossiês, relatórios e mensagens diversas chegam a Brasília tentando influenciar no voto de Lula. 
Concentração de eleitores
Os municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores – e com possibilidade de 2º turno nas eleições – concentram 40% do total de pessoas aptas a votar no Brasil: cerca de 60 milhões. Com o aumento de 3% do eleitorado em relação ao pleito de 2020, o 2º turno poderá ocorrer em 100 cidades neste ano. Hoje, 99 cidades preenchem os requisitos, mas o número final será definido pela Justiça Eleitoral em maio. O levantamento – da Novo Selo Comunicação Consultoria - classificou esse conjunto de municípios como Top-99. No Paraná, sete cidades podem ter segundo turno neste ano: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.