COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Arapongas retorna ao expediente antigo

Da Redação

| Edição de 18 de janeiro de 2024 | Atualizado em 18 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Arapongas retorna ao expediente antigo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas vai retornar ao antigo horário de atendimento ao público – das 9h às 11h e das 13h às 17h, a partir do dia 1º de fevereiro. O anúncio foi feito nesta quinta pelo prefeito Sérgio Onofre (PSD) e leva em conta uma pesquisa de satisfação feita junto à população. “O levantamento foi realizado por telefone e ouvindo pessoas de diferentes regiões e demonstrou que a grande maioria prefere o horário antigo. O novo horário, das 8 às 13 horas, sem intervalo, facilita o acesso das pessoas aos serviços públicos no Paço Municipal no horário do almoço, único horário que é disponível para muita gente que trabalha no comércio e no parque industrial”, afirma o prefeito. Onofre salienta, porém, que desde o lançamento do horário alternativo, em 30 de outubro, foi pactuado que após o período de experiência a população seria consultada sobre a conveniência de prolongá-lo ou não.

FPM volta a ter queda 

Prefeituras recebem nesta sexta-feira o segundo repasse de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A notícia ruim é que o fundo volta a registrar queda, que é de 5,95% em comparação com igual período do ano passado. No primeiro repasse do ano, liberado no dia 10 de janeiro, o FPM havia registrado um aumento de 9,69%, deixando os prefeitos mais animados em relação ao que poderia acontecer neste ano, porém a animação foi apenas no começo. Vale lembrar que neste ano também está sendo aplicado um redutor no fundo para municípios que perderam população no Censo do IBGE e caíram de coeficiente. Eles terão uma redução gradual de 10% ao ano.

Paraná em Ação em Jandaia

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), e o vereador Tadeu Rocco (Republicanos) estiveram nesta quinta-feira com o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Santin Roveda, em Curitiba, onde solicitaram o Programa Paraná em Ação para o município. A previsão é que o programa aconteça em março. As feiras de serviços do Paraná em Ação são integradas e concentradas, realizadas a partir da articulação com as instituições parceiras, que oferecem serviços públicos gratuitos que promovam cidadania e inclusão social a todos os paranaenses. Pedido foi reforçado também por outros vereadores locais.

Indicado pré-candidato

O grupo político do prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla (PSD), já definiu seu pré-candidato a prefeito nas eleições municipais de 6 de outubro. Após várias reuniões ficou decidido que Pedro Magon (PSD) é o pré-candidato de momento, ele que já foi vice-prefeito em dois mandatos anteriores. A princípio, o nome mais comentado era Wilson Lopes (PSD), atual vice-prefeito. No entanto, ele abriu mão de concorrer por uma decisão pessoal. Segundo Andreola, o escolhido Pedro Magon tem qualidades suficientes para representar o grupo político na disputa para prefeito, com grandes chances de ser eleito. Do outro lado, são pré-candidatos os ex-prefeitos Polaco da Pá (MDB) e Jesuel de Oliveira (PP).

Acesso a documentos

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) protocolou nesta quarta-feira pedido no Tribunal de Contas da União (TCU) para ter acesso aos documentos atualizados, que foram enviados ao órgão pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre os lotes 03 e 06. Os documentos, segundo ele, são essenciais ao monitoramento do programa de concessão das rodovias paranaenses. Esses dois lotes devem ser leiloados no segundo semestre deste ano. “A publicação desses documentos por parte da ANTT é essencial para garantir a transparência no processo. Entramos com essa petição porque em diversos momentos o site da ANTT, que deveria constar toda documentação, estava desatualizado”, argumenta.