COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Assembleia tem novo deputado

Da Redação

| Edição de 05 de setembro de 2022 | Atualizado em 05 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Assembleia tem novo deputado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O suplente Natan Sperafico (PP) assinou, durante a sessão plenária desta segunda-feira, o termo de posse como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná (foto). Ele ocupa a vaga aberta por Maria Victoria (PP), que pediu licença do parlamento por 120 dias. Natan Sperafico, que tem sua base eleitoral em Toledo, no Oeste do Estado, é o atual terceiro suplente da coligação PP/PTB/DEM/PSDB/PSB. Os dois primeiros suplentes, Evandro Junior e Pier Petruziello, declinaram da possibilidade de assumirem a cadeira. Natan Sperafico recebeu 28.858 votos nas eleições de 2018. O agora deputado tem 32 anos e é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2014. Ele é filho do ex-deputado federal e ex-secretário-chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico.

Na onda da Copa 

Com agenda intensa na campanha eleitoral durante a semana, quando tem se desdobrado em encontros políticos pelo Paraná para falar sobre seus projetos, o ex-secretário estadual da Saúde, Beto Preto (PSD), candidato a deputado federal, tirou o domingo para encontros e compromissos familiares em Apucarana. Entre uma agenda e outra, Beto também encontrou um tempo para trocar figurinhas, literalmente. O ex-prefeito foi acompanhar o filho Pedro na Praça Duque de Caxias, tradicional ponto de encontro para troca de figurinhas da Copa do Mundo. Segundo ele, o álbum vai indo bem.

Vídeos de Requião

A Justiça Eleitoral determinou que propagandas do candidato do PT ao governo do Paraná, Roberto Requião, sejam retiradas do horário eleitoral gratuito por causa de irregularidades na linguagem de Libras. A federação Brasil Esperança, do candidato petista, foi multada em R$ 120 mil. A representação foi feita pela coligação Pra Frente Paraná, do candidato à reeleição, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), e a decisão da juíza auxiliar Melissa de Azevedo Olivas foi proferida ontem pela manhã. A janela de intérprete da linguagem de Libras estaria em desacordo com a resolução do TSE. 

Bom saldo em caixa

A Câmara de Apucarana fez na sessão ordinária de ontem prestação de contas referente ao mês de agosto. O relatório foi lido pelo presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, vereador Marcos da Vila Reis (PSD). De acordo com relatório disponibilizado pelo presidente do Legislativo, Franciley Preto Godói Poim (PSD), a Câmara fechou agosto com um saldo em caixa de R$ 2,3 milhões. Segundo Poim, as sobras do exercício serão devolvidas ao Executivo em dezembro após cumpridos todos os compromissos financeiros com os servidores, fornecedores e demais despesas do exercício. Ele assinala que vai fechar o ano com tudo em dia.

Apelo pela vacinação 

O vereador Mauro Bertoli (União Brasil), líder do prefeito na Câmara de Apucarana, fez na sessão ordinária de ontem um apelo para que os pais levem suas crianças para serem vacinadas contra a poliomielite. Segundo ele, há vacinas de sobra nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, porém a procura tem sido baixa apesar das campanhas realizadas pelos governos municipal, estadual e federal. “Muitos pais não estão levando a sério esta doença”, disse Bertoli, preocupado com a possibilidade de a paralisia infantil voltar a atacar em todo o País, após ter sido erradicada pela vacina. Na condição de vice, Bertoli assumiu a presidência da Câmara no final da sessão, porque o presidente Poim teve que se ausentar antes.