COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Audiência pública discute LDO

Da Redação

| Edição de 26 de abril de 2023 | Atualizado em 26 de abril de 2023
Imagem descritiva da notícia Audiência pública discute LDO

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana vai promover na próxima semana uma audiência pública para discutir as propostas para a elaboração da lei orçamentária do município, a chamada Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o ano que vem. A audiência será no plenário da Câmara, na quinta-feira (4), às 15 horas. O público pode participar presencialmente da audiência e também será possível acompanhar as discussões pelas redes sociais da Câmara.

Os interessados já podem acessar a proposta das diretrizes orçamentárias, mesmo antes da audiência pública. O edital de convocação traz informações sobre o Projeto de Lei 16/2023, do Executivo, e está disponível na internet no endereço https://sapl.apucarana.pr.leg.br/. 

Pedido de explicação  

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na sessão ordinária realizada ontem, o deputado Delegado Jacovós (PL) cobrou explicações do prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), sobre denúncias de supostas irregularidades em obras e licitações no município, que envolveriam uma empresa da família do prefeito. “É preciso que o prefeito (Junior da Femac) ou que a prefeitura venham dar satisfação sobre essas denúncias. Que ele (o prefeito) venha a público, solte uma nota, dizendo que não cometeu crime de improbidade”, disse Jacovós. Ele também cobrou uma manifestação da Câmara de Vereadores sobre o assunto. 

Ação e reação 

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) também cobrou explicações sobre as denúncias. O petista, no entanto, aproveitou o tema “Apucarana” para criticar o deputado federal Beto Preto (PSD), que se licenciou do mandato para reassumir a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) a pedido do governador Ratinho Junior (PSD). No entanto, Chiorato foi imediatamente contestado pelo próprio Jacovós, que destacou a atuação de Beto Preto no governo do Paraná, e também pelo deputado Moacyr Fadel (PSD). “Hoje nós temos na Saúde um dos melhores secretários do Paraná. Apucarana empresta um belo nome para o Estado para servir a todos os paranaenses”, disse Fadel.

Apoio a Beto 

Na sequência da sessão, outros deputados estaduais elogiaram Beto Preto. “É um ser humano extraordinário, um homem extremamente trabalhador, competente, que fez um trabalho louvável no Paraná durante a pandemia. Nós vimos estados do Brasil faltando oxigênio, pessoas falecendo por falta de atendimento nos hospitais. Aqui, no Paraná, isso não aconteceu”, discursou Ney Leprevost (União), acrescentando que Beto Preto é uma “figura imprescindível no governo do Paraná”. Hussein Bakri (PSD) também defendeu o apucaranense . “Um secretário dedicado, pragmático, que alia a parte técnica com a questão política. O Beto Preto é necessário para o Paraná. Nos perdoe Apucarana, porque nós precisamos do Beto Preto na secretaria”, disse. 

Trabalho incontestável 

O deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) foi outro parlamentar a sair em defesa de Beto Preto. “Não podemos deixar de enaltecer o secretário Beto Preto, que merece todo respeito, porque fez um trabalho brilhante, atendendo a todos os municípios, acompanhando de perto a saúde do Paraná”, disse. Anibelli Neto (MDB) também falou sobre o assunto. “Uma escolha do governador, que pede para que o secretário Beto Preto continue o seu trabalho, que foi referendado pela população, nós temos que dar esse voto de confiança”, disse. Artagão Junior (PSD) foi mais um a defender o apucaranense, assinalando a importância e a dimensão da Secretaria de Saúde no contexto do governo estadual.