COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

‘Bandidos em situação de rua’

Da Redação

| Edição de 10 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 10 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vereador Danylo Acioli (MDB), presidente da Câmara de Apucarana, está cobrando maior agilidade na tramitação, nas comissões da Casa, de um projeto de lei, apresentado por ele em abril do ano passado,que visa criar um cadastro único (Cadúnico) para pessoas em situação de rua. O objetivo, segundo ele, é diferenciar quem necessita de assistência social daqueles que cometem delitos.

Segundo o vereador, há muitos “bandidos em situação de rua”, que praticam furtos, danificam comércios e também assediam mulheres e idosos em Apucarana.

Danylo citou exemplos recentes de vandalismo em lojas tradicionais da cidade para reforçar a urgência da tramitação e da discussão do tema em plenário. O vereadora afirma que o tema interessa a toda a comunidade de Apucarana.

Reajuste do funcionalismo

O prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) deve enviar para votação na Câmara de Vereadores, nos próximos dias, o índice de reajuste do funcionalismo municipal neste ano. A data-base da categoria é 1º de fevereiro, e a definição precisa sair antes do fechamento da folha para cair nas contas dos servidores no próximo pagamento. Em janeiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) fechou com alta acumulada de 4,3% nos últimos 12 meses. A expectativa de representantes da categoria é de ganho real. No ano passado, o reajuste concedido ficou em 5,5%, com um ganho real de 0,73%.

Zumbi na Câmara

A Câmara de Apucarana aprovou, por 7 votos a 1, na sessão da última segunda-feira (9), o projeto de lei do vereador Odarlone Orente (PT) que cria no município o Prêmio “Zumbi dos Palmares”, destinado a homenagear cidadãos que se destacam na promoção da igualdade racial, no combate ao preconceito e na valorização da cultura afro-brasileira. O único voto contrário foi de Guilherme Livoti (União Brasil), que afirmou “não haver provas” de que Zumbi lutou em defesa do abolicionismo e dos negros. Odarlone rebateu Livoti por sua suposta releitura ideológica da história. “Não adianta a gente achar que ler o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil vai servir como revisionismo histórico”, disse.

Mandado de segurança

O vereador Lucas Leugi (PSD) comemorou, na sessão da última segunda-feira (9), a obtenção de um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), em Curitiba, contra uma decisão do Judiciário de Apucarana, que garantia direito de resposta à Prefeitura por conta de uma publicação do vereador envolvendo a questão da dívida pública do município. Na decisão, a Primeira Turma Recursal do Juizado Especial de Curitiba suspendeu o processo devido a erros procedimentais na ação. O mérito da ação, porém, ainda não foi analisado. Por ora, a Justiça apenas apontou ilegalidades na apresentação do processo.

Alerta nas eleições

O avanço da Inteligência Artificial (IA) gera grande preocupação para as eleições de outubro deste ano. O tema vem sendo discutido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que teme os impactos na votação. Nas últimas eleições, a disseminação de fake news foi um grande problema e ainda continua no centro dos debates. No entanto, a Inteligência Artificial representa uma preocupação a mais em 2026 por conta da gama de possibilidades de manipulação de imagens e áudios. Entre as preocupações estão a disseminação de nudes falsos,a atuação de influenciadores criados artificialmente e o uso de óculos inteligentes na hora de votar para manipular resultados.