COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Bazana aprova indicação de secretária

Da Redação

| Edição de 17 de janeiro de 2023 | Atualizado em 17 de janeiro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado estadual araponguense Pedro Paulo Bazana (PSD) usou as redes sociais nesta terça-feira para parabenizar e desejar boa sorte para a nova secretária da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná, deputada federal Leandre Dal Ponte, do mesmo partido. O nome dela foi anunciado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) após polêmica na escolha do interino para a pasta. Leandre, assim como Bazana, tem uma forte atuação na área social, por isso a proximidade entre ambos. Bazana postou: “Muito bom saber que a deputada federal Leandre Dal Ponte assume a Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná. Ela é uma pessoa muito experiente na área da assistência social e já tem um histórico de trabalho muito forte com projetos desde a infância até idosos e trabalhos voltados para a mulher”, diz a publicação.

Eleitos sob suspeita O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deu cinco dias para que o ex-procurador e deputado federal eleito Deltan Dallagnol (Podemos) e o ex-juiz e senador eleito Sergio Moro (União Brasil) apresentem suas defesas após serem acusados pela federação formada por PT, PV e PC do B, de suposto abuso de poder econômico na campanha eleitoral. Na ação contra Dallagnol, a federação aponta que em 2022 Matheus Almeida Rios Carmo, ex-estagiário no MPF, recebeu R$ 100 mil do Podemos para “consultoria política”, sem prestar contas. A ação contra Moro aponta supostas irregularidades em gastos.Posse na CâmaraOs 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado tomarão posse no dia 1º de fevereiro em sessão marcada para as 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, mesmo após depredações protagonizadas por bolsonaristas radicais. No mesmo dia, às 18h, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Um forte esquema de segurança está sendo montado para garantia das cerimônias previstas. A Mesa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa, além de outras atribuições políticas. A Mesa Diretora compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria, formada por quatro secretários e quatro suplentes.Atendimento psiquiátricoEx-ministro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres foi atendido, ontem, por um psiquiatra da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Preso no 4º Batalhão da Polícia Militar, no Guará, o próprio Torres fez o pedido para atendimento do profissional de saúde, o que é um direito dele. O ministro da Justiça do governo Bolsonaro estava de férias nos Estados Unidos e foi preso pela Polícia Federal ao desembarcar no Aeroporto de Brasília, no último sábado. Anderson foi detido por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da investigação sobre responsabilidade de autoridades na invasão e depredação dos três poderes.Fiéis a BolsonaroO PSC, o Pros, o Republicanos, o PL, o PP e o União Brasil foram os seis partidos mais fiéis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Senado Federal no decorrer do mandato. As legendas, que somam 26 senadores, alcançaram um índice de governismo acima de 90%. Durante os quatro anos da legislatura, foram contabilizadas 388 votações e o índice de governismo na Casa ficou em 83%. Os dados são do Radar do Congresso, ferramenta do site Congresso em Foco, que permite acompanhar o índice de governismo de cada parlamentar. Esse índice mede o grau de convergência entre o voto de cada congressista e a orientação do líder do Palácio do Planalto na Casa.de Leis.

VAPT-VUPT

ICMS O prefeito em exercício de Jardim Alegre, Moisés da Farmácia (Cidadania), assinou nesta terça-feira ordem de serviço para elaboração do Plano Diretor do ICMS Ecológico, que vai direcionar todo processo relacionado ao imposto.SAÚDE Arapongas inicia nesta quinta-feira uma série de cinco pré-conferências de saúde, com o objetivo de fortalecer a participação da comunidade e o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). Será no salão paroquial de Aricanduva, às 19 horas. RECEPÇÃO Apesar da tensão política que vive o País, prefeitos e outros gestores públicos esperam ser bem recebidos em Brasília, de 27 a 30 de março, quando acontece mais uma marcha dos municípios. A expectativa é de um clima de paz até lá.DESPEDIDA Depois de quatro mandatos consecutivos como deputado estadual, o médico Dr. Batista (União Brasil), de Maringá, está se despedindo da Assembleia Legislativa do Paraná, já que não foi reeleito. No pleito de 2022, ele obteve 36.099 votos.