O deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD) teve uma resposta positiva do secretário de Estado de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, na última terça-feira (30), sobre o início das obras na PR-218 no trecho entre Arapongas e Sabáudia. Ele foi informado que o projeto de duplicação dos 15 km entre os dois municípios está na pauta do governo do Estado.
“Já estamos iniciando o processo de contratação da empresa que fará o projeto da duplicação da PR-218 com prioridade máxima para, em breve, realizar a licitação das obras e iniciar um grande trabalho em toda a extensão desta importante rodovia”, disse Sandro Alex.
Segundo o secretário, as obras de recuperação asfáltica e sinalização devem começar imediatamente. Bazana agradeceu o empenho da pasta da Infraestrutura no atendimento das reivindicações e reforçou a importância da obra para a segurança de todos que se utilizam do trecho.
Expectativa com o Censo
Muitos municípios da região estão na expectativa pela divulgação dos resultados finais do Censo 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados devem ser revelados até 28 deste mês. A preocupação está relacionada ao coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que representa a fatia principal da arrecadação das pequenas prefeituras. O FPM é calculado justamente a partir dos dados oficiais do IBGE. Por isso, a ansiedade. Cambira, por exemplo, já ameaça entrar na Justiça caso não atinja o número de moradores estimado pela administração, que aumentaria o coeficiente e, consequentemente, a arrecadação.
Sem vereadores
Chamou atenção ontem a baixa participação na audiência pública de prestação de contas do 1º quadrimestre da Prefeitura de Apucarana, realizada na Câmara. Apenas dois vereadores compareceram: Tiago Cordeiro (MDB) e Mário Felippe (Pros). O evento começou às 9 horas e também reuniu poucos moradores. Com isso, a secretária de Fazenda, Sueli Pereira, apresentou um resumo das atividades desenvolvidas pelas secretarias municipais praticamente sem nenhum questionamento. Tiago Cordeiro, que presidiu a audiência, argumentou que os nove vereadores que faltaram “justificaram a ausência”.
Justiça no Bairro
A expectativa é grande para a edição do Programa Justiça no Bairro/Sesc Cidadão nos próximos dias 15, 16 e 17 em Apucarana. O evento prevê uma série de serviços para a população de baixa renda, incluindo o tradicional casamento comunitário, que sempre chama muita atenção. O Programa Paraná Cidadão, da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Família (Sejuf), também será realizado juntamente com o “Justiça no Bairro”, o que ampliará consideravelmente o atendimento com inúmeros serviços estaduais. Uma grande estrutura deve ser montada junto ao Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) para receber a população.
Usina de lixo
O presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sergio Onofre (PSC), prefeito de Arapongas, terá uma reunião no próximo dia 15 com o presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, em Foz do Iguaçu. Onofre vai pedir a Verri que a Itaipu faça a doação de uma usina de reciclagem de lixo. A ideia é instalar a usina em Arapongas para atender todos os municípios da Amepar, com exceção de Londrina. O objetivo é ajudar aquelas cidades que não sabem o que fazer com o lixo por conta do alto investimento necessário para a gestão desses resíduos. Muitos outros municípios do Paraná também estão procurando a Itaipu para viabilizar investimentos e obras na área ambiental.