O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, participou de forma virtual nesta quinta-feira, de uma ação em Londrina para acolhimento de 123 médicos contratados pelo Programa Mais Médicos na macrorregião que compreende 58 municípios que aderiram ao programa. Todos eles, inclusive, já estão atuando na Atenção Primária à Saúde (APS). “O Mais Médicos é um programa fundamental para a expansão e regionalização do atendimento da saúde, especialmente na porta de entrada do cidadão ao SUS, que é a Atenção Primária à Saúde. Desta forma, esses profissionais promovem o fortalecimento da assistência prestada em todo Paraná”, disse o secretário. Atualmente, o Estado conta com 1.306 profissionais em 351 cidades.
COLUNA DA TRIBUNA
Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.
MDB de Jardim Alegre
A ex-prefeita de Jardim Alegre, Neusa Pessuti (MDB), irmã do ex-governador Orlando Pessuti (MDB), garante que o MDB vai ter candidato próprio a prefeito do município nas eleições de 6 de outubro. Ela assinala que, a princípio, a legenda estava preparando o advogado Omar Yassim para disputar a Prefeitura, porém ele desistiu alegando questões pessoais. Desta forma, um outro pré-candidato está sendo estudado dentro do grupo político. Segundo Neusa Pessuti, o escolhido será um pré-candidato de consenso, que tenha grande aceitação popular e representatividade junto à população. Não está descartada a possibilidade de a própria ex-prefeita voltar a disputar a Prefeitura de Jardim Alegre.
Primeiro FPM
Prefeituras recebem nesta sexta-feira o primeiro repasse de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor aponta crescimento na comparação com o repasse equivalente de 2023. Retirando os efeitos da inflação entre os períodos, o repasse apresenta expansão real de 1,35%. No acumulado de 2024, o FPM registra, até o momento, um crescimento real de 4,74%. Para os municípios que perderam população de acordo com o Censo e cairiam de coeficiente, começou a ser aplicado, neste ano, o redutor financeiro no FPM, correspondente a uma redução gradual de 10% ao ano.
Sessões itinerantes
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), informou nesta semana que, depois de Arapongas, o projeto Assembleia Itinerante será levado a mais quatro cidades nos próximos meses. As sessões serão realizadas em Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Londrina e Maringá. No último dia 31, a sessão foi realizada em Arapongas com a presença de grande número de deputados, além de prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas e empresariais de toda a região norte do Paraná, sendo considerada um sucesso. Deputados saíram de Arapongas com um pacote de sugestões e reivindicações.
Percorrendo as UBS
O prefeito em exercício de Marilândia do Sul, vice Walmir Peres (PRD), visitou nesta quinta-feira todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O prefeito conversou com os servidores e ouviu as demandas necessárias para dar continuidade no trabalho realizado no município. “Passei em todas as UBS, na central, do Mutirão e dos Distritos para essa conversa olho no olho. É sempre bom ouvir quem está na linha de frente, que são os nossos servidores. Ouvi todas as demandas e vamos trabalhar ainda mais para ofertar sempre uma saúde de qualidade aos moradores de Marilândia”, disse. O secretário de Administração, Maicon Nunes, também participou das visitas.