COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto na colação de grau da Unespar

Da Redação

| Edição de 26 de maio de 2022 | Atualizado em 26 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Beto Preto na colação de grau da Unespar

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Beto Preto na colação de grau da Unespar

O ex-secretário estadual da Saúde e agora assessor especial de Gabinete do governador Ratinho Junior, Beto Preto, estará em Apucarana nesta sexta-feira. Às 19h30, no Anfiteatro Gralha Azul da Unespar/Fecea, ele vai participar da cerimônia de colação de grau dos formandos dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação, Serviço Social e Turismo e dos cursos de Licenciatura em Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática e Pedagogia. Beto Preto é convidado especial dos alunos e da direção da universidade. Vale lembrar que, recentemente, com apoio do ex-secretário, o governo do Estado anunciou oficialmente a instalação do curso de Direito na Unespar, uma antiga reivindicação da instituição de ensino superior e da comunidade de Apucarana região.

Corte de salários 

O presidente da Câmara de Apucarana, Franciley Preto Godói Poim (PSD), apresentou ao Ministério Público Estadual (MPE), ontem, sua decisão em cima de relatório da Comissão de Processo Administrativo interna, que levantou possíveis irregularidades em relação a cargos e salários de alguns servidores do Legislativo. O estudo da comissão foi feito conforme recomendação administrativa do próprio MPE. Poim decidiu pela redução em pelo menos 50% dos vencimentos de dois servidores que estariam trabalhando em regime estatutário efetivo, sem nunca terem participado de concurso público e recebendo benefícios estatuários.

AMP alerta prefeitos

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) reforçou ontem a divulgação de nota oficial, alertando os prefeitos de que a Emenda Constitucional 120/2022 foi aprovada e publicada no Diário Oficial da União. Porém, segundo técnicos da AMP, o pagamento do novo piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Endemias ainda depende da regulamentação pelo Ministério da Saúde, o que não aconteceu até agora. “Destacamos que o início do repasse do novo piso ainda não está definido porque exige publicação de Portaria do Ministério da Saúde. Os gestores deverão repassar o novo valor somente após a publicação da portaria e o repasse em conta dos Fundos Municipais”, diz a nota.

Lauro Junior em Minas

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Júnior (União Brasil), está em viagem a Minas Gerais, onde foi conhecer novas oportunidades de investimentos para o setor agrícola do município, começando pelo café por meio do Programa Mais Café, com o objetivo de fomentar o setor. Ontem, por exemplo, ele esteve no município de Três Pontas, localizado na região Sul daquele Estado, considerado um dos maiores produtores mundiais de café. Lauro Junior se reuniu com técnicos e lideranças do agronegócio daquela cidade, em busca de experiências para trazer para Jandaia do Sul.

Mínimo de R$ 1.212

O Senado aprovou, ontem, a medida provisória (MP) que fixou o valor do salário mínimo em R$ 1.212 desde 1º de janeiro de 2022. Com a aprovação, a MP segue para promulgação do presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante a votação, os senadores discutiram sobre o crescimento da fome e da miséria no Brasil. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), elogiou a relatora, Soraya Thronicke (União-MS), por manifestar que o valor pequeno do mínimo é um problema grave da sociedade brasileira, mas é menos debatido do que “querelas ideológicas em redes sociais”. Segundo o IBGE, mais de 25 milhões de aposentados recebem o mínimo.