COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Borba merece ser homenageado

Da Redação

| Edição de 03 de dezembro de 2024 | Atualizado em 03 de dezembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A conquista do campus da Universidade Federal do Paraná em Jandaia do Sul foi a muitas mãos, envolvendo alguns deputados federais da época. A implantação do campus foi em 2014, mas o esforço para conquistá-lo começou bem antes. Entre os responsáveis, estão os então deputados federais Alex Canziani e José Rodrigues Borba. Na assinatura nesta segunda-feira em Curitiba de um convênio entre o governo do Estado e a UFPR, no valor de R$ 12 milhões para construção do campus, o ex-deputado Alex Canziani estava presente. Infelizmente o ex-deputado federal José Rodrigues Borba, por enfrentar graves problemas de saúde, foi uma ausência importante. O investimento total no campus é de R$ 32 milhões, envolvendo recursos estaduais e federais. O que se sugere é o nome de Borba para denominação do campus.

Águas de dezembro

O atual prefeito de Apucarana, Junior da Femac (MDB), ao mesmo tempo que agiliza as obras do Hospital Municipal para que possa inaugurá-lo nos próximos dias, tem uma dor de cabeça a mais neste fim de mandato: os estragos provocados pelas chuvas deste começo de semana. Não são as águas de março, eternizadas por Elis Regina e Tom Jobim, mas são as águas de dezembro que deixam o prefeito de cabelo em pé. Danos em escolas municipais, asfalto ruindo em algumas ruas e a volta da inundação na rua Clotário Portugal, na região da UPA, um problema que já se considerava solucionado desde 2021, quando foi realizada uma grande obra para escoamento da água que em época de chuva era comum se acumular na rua. A 26 dias do término de mandato pouco ou nada mais pode ser feito pela atual administração.

Campanha retomada

Depois da paralisia de alguns dias sem movimentação de qualquer campanha, a escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Apucarana deve se intensificar nos próximos dias. Entre os vereadores eleitos que integram o chamado “grupo dos oito” a meta é definir a chapa deles até o dia 20 deste mês, para evitar “surpresas de última hora”. Não está descartada uma eleição interna entre os oito vereadores do grupo, para saber qual deles tem a maioria para ser o candidato a presidente. O temor é uma dissidência de última hora que pode levar o plano por água abaixo, embora dizem existir pelo menos seis dos oito vereadores que estão comprometidos em eleger um presidente do grupo, seja ele qual for, número suficiente para ganhar a eleição neste dia primeiro de janeiro. A denominação da chapa seria “Câmara Forte”.

Reunião de prefeitos

Os prefeitos eleitos e reeleitos do Paraná vão estar neste dia 18 em Curitiba, para uma reunião com o governador Ratinho Junior, secretários de Estado, deputados estaduais e federais. Será o último encontro do ano entre eles, buscando discutir metas e objetivos para o mandato que se inicia dia primeiro de janeiro. Semana passada, boa parte dos prefeitos paranaenses esteve em Brasília, participando de um seminário promovido pela Confederação Nacional dos Municípios. O evento em Curitiba neste dia 18 é na véspera do feriado de dia 19 de dezembro, data em que se comemora a emancipação política do Paraná. Todos os prefeitos do Vale do Ivaí, bem como de Arapongas e Sabáudia, já confirmarem presença. O encontro deve começar a partir das 9 horas no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade.

Exemplo de Ponta Grossa

A Prefeitura de Apucarana poderia seguir o exemplo da Prefeitura de Ponta Grossa em relação à decoração natalina. Lá, ao invés de todo ano licitar uma empresa para decorar a cidade, a Prefeitura resolveu ano a ano adquirir os enfeites natalinos e realizar por conta a decoração das ruas, praças e avenidas. Ao longo dos anos, Ponta Grossa ficou com um grande acervo de luzes e outros enfeites que hoje deixam a cidade com uma das mais belas decorações de natal do interior do Paraná. Não que a decoração natalina de Apucarana deixe a desejar, mas à medida do tempo a Prefeitura pode não só adquirir o material como também obter “know-how” para ter expertise em deixar a cidade mais bonita nesta época do ano, atraindo turistas de outras localidades e movimentando ainda mais o comércio local.