COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Borrazópolis cria “canal popular”

Da Redação

| Edição de 08 de janeiro de 2024 | Atualizado em 08 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Borrazópolis cria “canal popular”

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Borrazópolis cria “canal popular”

A Prefeitura de Borrazópolis deu um passo significativo em direção à transparência e participação popular ao lançar recentemente um canal permanente de comunicação em seu site oficial. A novidade, chamada de “Abertura de Processos”, é uma espécie de “canal popular” que visa proporcionar à comunidade uma forma direta e acessível de se comunicar com a administração municipal. Segundo o prefeito Dalton Moreira (foto), do PDT, através desse canal os cidadãos têm a oportunidade de tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos pela prefeitura, fornecer sugestões construtivas, registrar reclamações e, inclusive, fazer denúncias caso identifiquem irregularidades. O diferencial é que as pessoas podem escolher se desejam se identificar ou manter sua identidade em sigilo, promovendo um ambiente seguro para manifestar suas opiniões e preocupações.

Avaliação da dengue 

A Secretaria de Estado da Saúde vai realizar nesta terça-feira uma ação específica em Apucarana para avaliar o quadro atual da dengue no município. Uma reunião para avaliação da situação e das estratégias de trabalho será realizada na 16ª Regional de Saúde, em horário que ainda está sendo definido. Nos últimos dias, uma grande mobilização vem sendo desencadeada pelo Município, em conjunto com o Estado, visando conter o avanço da doença bem como a proliferação do mosquito transmissor. Aliás, não só em Apucarana, como também em outros municípios da região a situação é preocupante.

Do Carmo com Jacovós

Os deputados estaduais Do Carmo (União Brasil) e Delegado Jacovós (PL) já bateram martelo e decidiram caminhar juntos nas eleições municipais em Maringá. Do Carmo é pré-candidato a prefeito e vem trabalhando no sentido de firmar mais alianças visando fortalecer as suas bases eleitorais. Em mensagem pelas redes sociais, Do Carmo destacou a aliança do União Brasil com o PL, partido comandado em Maringá por Jacovós. “Maringá pode mais! E nós acreditamos nisso. O nosso compromisso é para que a população seja ouvida e tenham seus anseios atendidos. Começamos este ano de 2024 com esse compromisso! Feliz Ano Novo!”

Situação de apucaranenses

Um ano depois dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília, dos 13 apucaranenses detidos naquela ocasião apenas um continua preso. Matheus Lima de Carvalho Lázaro, de 24 anos, foi condenado a 17 anos de prisão e está cumprindo a pena em Brasília. Os outros 12 tiveram seus processos suspensos e aguardam acordos com o Supremo Tribunal Federal (STF). Eles viajaram para Brasília em ônibus que passaram pela cidade recolhendo apoiadores de Bolsonaro interessados em participar da mobilização organizada pelas redes sociais e por aplicativos de mensagens. Segundo o advogado Luiz Fernando Vilas Boas, que representa os 12, por enquanto processos estão parados.

Justiça Eleitoral  faz alerta

Faltam apenas quatro meses para eleitores regularizarem o título ou emitir a primeira via do documento. Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais ocorre em 6 de outubro. Isso significa que o cadastro eleitoral estará fechado para novas inscrições após o dia 8 de maio. A Justiça Eleitoral pede para que os interessados se antecipem, não deixando para os últimos dias ou última hora para tirar título de eleitor, regularizar o documento ou solucionar eventuais pendências. Quem se atrasa acaba tendo problemas que poderiam ser evitados. Em outubro, os eleitores vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores.