COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Câmara de Faxinal ouve diretor de hospital

Da Redação

| Edição de 17 de maio de 2022 | Atualizado em 17 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Câmara  de Faxinal ouve diretor de hospital

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Câmara  de Faxinal ouve diretor de hospital

A Câmara de Faxinal recebeu na sessão desta segunda-feira integrantes do Centro Integrado em Saúde (CIS), empresa responsável pela administração do Hospital Municipal Juarez Barreto de Macedo. No uso da palavra, o representante legal da instituição, Glauber Garbim Vieira da Silva (foto), esclareceu dúvidas apresentadas pelos vereadores e expôs dados referentes aos atendimentos realizados pela empresa entre os meses de setembro de 2021 a maio de 2022. O pedido para comparecimento de representantes da instituição em sessão ordinária foi feito pelo vereador Marcelo Fabiano dos Santos (União Brasil), popular Katarino, segundo ele para esclarecer algumas reclamações e dúvidas quanto ao funcionamento do hospital.

Passe livre para gestantes 

O prefeito Junior da Femac comemorou ontem a marca de 250 gestantes atendidas com o programa “Passe Livre”. A ideia foi proposta pelos vereadores Luciano Facchiano (PSB) e Jossuela Pirelli (PROS) e foi acatada. Hoje o programa é mantido pela prefeitura, por meio da Casa da Gestante e Secretaria da Assistência Social, em parceria com a concessionária do transporte coletivo urbano, a Viação Apucarana Ltda. (VAL). “Trata-se de uma iniciativa que gerou uma legislação e tem um expressivo alcance social. O passe livre assegura o deslocamento de dezenas de gestantes para consultas, acompanhamento médico, exames pré-natais e também no pós-parto”, justifica o prefeito, que agradece as contribuições que chegam da bancada aliada. 

Suplente empossado

O suplente de vereador Valdecir Pardini (União Brasil) foi empossado definitivamente na Câmara de Arapongas durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira. Ele ocupa a cadeira do ex-vereador Paulo César de Araújo (União Brasil), o Pastor do Mercado, que teve o mandato cassado pelo Legislativo no dia 2 de maio por falta de decoro parlamentar. Ele é acusado de agredir mulheres e encontra-se detido desde final de janeiro na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL). Pardini já vinha ocupando o cargo de vereador após prisão de Pastor do Mercado. Na eleição de 2020, disputando pelo PSL, o candidato obteve 786 votos.

Representando Ratinho Jr.

O ex-secretário estadual da Saúde e agora assessor especial de Gabinete da Governadoria, Beto Preto, tem representado o governador Ratinho Junior (PSD) em diversas solenidades oficiais pelo interior do Paraná, onde não tem sido possível a presença do governador. As indicações têm partido do próprio governador e assinadas pelo secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega. No último sábado (dia 14) por exemplo, na mesma condição de representante do Palácio Iguaçu, Beto Preto esteve na entrega da Radioterapia do Câncer Center São Vicente, em Guarapuava, um projeto de expansão do SUS viabilizado pelo Ministério da Saúde.

Arthur do Val é cassado

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira a cassação do mandato do ex-deputado estadual Arthur do Val (União Brasil). Apesar dele ter renunciado ao cargo, a cassação significa que ele perderá os direitos políticos por oito anos, segundo a Lei da Ficha Limpa. A cassação foi aprovada por unanimidade entre todos os 73 deputados que participaram da sessão. Para ter o mandato cassado, era preciso 48 votos entre os 94 deputados estaduais da Alesp. Conhecido como “Mamãe Falei”, ele era alvo no colegiado de 21 representações pedindo a cassação por quebra de decoro parlamentar, após dizer frases sexistas contra mulheres refugiadas ucranianas.