COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Câmara marca posse de vereadores

Da Redação

| Edição de 17 de setembro de 2025 | Atualizado em 17 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com retotalização dos votos das eleições proporcionais de 2024 marcadas para o próximo dia 26, a mesa diretora da Câmara de Apucarana já marcou as cerimônias de posse de Lucas Leugi (PSD) e Pablo da Segurança (Cidadania). Os dois vão ocupar cadeiras do DC, partido que teve votos anulados por fraude à cota de gênero, e Agir. Atual comandante da GCM - Guarda Civil Municipal, Pablo será empossado em 3 de outubro, às 19 horas. Já Lucas Leugi, atual diretora da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, toma posse no dia seguinte, sábado (4), às 14h30. As datas, segundo o presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB) foram determinadas pelos novos vereadores. “A Câmara recebe com muita naturalidade essa determinação e, inclusive, estamos dando cumprimento na data que os novos vereadores solicitaram”, afirma Danylo. A posse de Lucas, por exemplo, foi escolhida para coincidir com a agenda do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Cida na disputa

A corrida pelo Palácio Iguaçu tem mais um nome. O Progressistas oficializou ontem Cida Borghetti como pré-candidata ao governo e afirmou, em nota, que vai notificar institutos de pesquisa para incluírem o nome da ex-governadora nos próximos levantamentos eleitorais. Segundo a direção estadual do PP, a medida é “fundamental para que a população tenha clareza sobre as alternativas que estarão em disputa no próximo pleito”. A decisão reforça o recado que o PP de Silvio Barros não embarcou na pré-candidatura do senador Sérgio Moro (União Brasil) ao Governo do Estado. Com dois pré-candidatos, a federação União Progressista tem que optar por um, decisão que, se não resolvida localmente, pode ficar para a direção nacional.

Pontes para Jardim Alegre

Em agenda na capital do Estado, o prefeito de Jardim Alegre, Moisés Santos (PSD) garantiu junto ao secretário Sandro Alex, titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, três pontes de concreto armado pré-fabricado, que irão substituir antigas pontes de madeira no município. “Esse é um trabalho que já iniciamos em Jardim Alegre: levantar pontos estratégicos para dar mais segurança e melhores condições de mobilidade à nossa população”, comenta o prefeito, acrescentando que a prefeitura tem outras demandas para apresentar, tendo em vista a extensa malha viária rural do município.

Privatização segue suspensa

O processo de venda da Celepar segue suspenso. Em sessão ontem no plenário do TCE-PR - Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o conselheiro Fernando Guimarães pediu vistas, adiando a análise do caso. A suspensão é fruto de decisão liminar e o Governo do Estado aguarda o julgamento do colegiado. O conselheiro alegou que há outros processos em trâmite no TCE sobre o assunto e há negativa do fornecimento de documentos e informações pela Celepar ao tribunal. “Nesse caso específico, existe o perigo de dano em relação à eventual audiência pública, por falta de informações”, afirmou. A equipe técnica do tribunal que avalia o caso considera a privatização, nos atuais termos, arriscada.

Popularidade estabilizada

Pesquisa Quaest divulgada ontem aponta que a desaprovação do governo Lula (PT) segue em 51%, mesmo índice do último levantamento, realizado em agosto. A aprovação ao presidente também segue no mesmo patamar, 46%. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos com confiabilidade de 95%. O governo do presidente Lula viu seu pior momento de popularidade em maio, quando a desaprovação atingiu 57%. De julho em diante, a crise decorrente do tarifaço do governo norte-americano aos produtos brasileiros deu uma ajuda ao governo Lula. A estabilização do índice mostra que estabilizou.