Câmara vota LDO na segunda-feira
Um dos projetos anuais mais importantes da rotina legislativa está na pauta de discussões e votações da sessão ordinária da Câmara de Apucarana da próxima segunda-feira (29). É a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que já foi tema de duas audiências públicas. O Projeto de Lei 16/2023 traz as metas fiscais e prioridades da administração municipal para o próximo ano, projetando despesas e receitas. São essas diretrizes que servirão como fundamento para a elaboração do orçamento municipal para o próximo exercício, que é discutido e votado no final do ano. Para 2024, o município projeta despesas na ordem de R$ 576 milhões, considerando investimentos, gastos com pessoal, encargos, amortização de dívidas e reserva de contingência, entre outros.
Oposição tenta ganhar espaço
De olho nas eleições municipais de 2024, a oposição à atual gestão do prefeito Junior da Femac (PSD) vem se fortalecendo em Apucarana. Com a adesão de Franciley Preto Godoi (PSD), o Poim, já são quatro vereadores declaradamente do lado oposto da trincheira. O primeiro a “pular da barca” da situação foi Marcos da Vila Reis (PSD). Os outros dois vereadores, porém, sempre se posicionaram como oposição: Lucas Leugi (PP) e Moisés Tavares (Cidadania). Diante das denúncias de supostas irregularidades na administração em discussão na Câmara, a oposição deve continuar se articulando. Tudo já gira em torno das próximas eleições, marcadas para daqui um ano e meio.
Divisão preocupa
Enquanto a oposição se fortalece, a situação tem muitas arestas a aparar para 2024. Começando pelo afastamento entre o prefeito Junior da Femac e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O distanciamento entre os dois atinge diretamente o vice-prefeito Paulo Vital (PSD), apontado como favorito do grupo para a sucessão desde muito antes do desentendimento entre Junior e Beto. Além disso, até outro integrante da administração municipal começou a ser cogitado para a disputa: o empresário Adan Lenharo (PL), atual superintendente da Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego.
Agradecimento ao governador
A estrada que liga os distritos de Vila Reis a Correia de Freitas, em Apucarana, está passando por uma completa manutenção. O trecho de asfalto estava bastante deteriorado e, nesta semana, os serviços de tapa-buraco e recapeamento estão sendo executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O prefeito Junior da Femac (PSD) vistoriou as obras nesta sexta-feira(26) e agradeceu ao governador Ratinho Junior (PSD) pelo trabalho de recuperação da via no trecho que vai do Aeroporto Capitão João Busse – junto à BR-376 - até o distrito de Correia de Freitas. “Muitas lideranças da região reivindicaram essa obra, incluindo os vereadores Mauro Bertoli e Toninho Garcia”, citou o prefeito.
Regionalização da saúde
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, voltou a defender nesta sexta-feira (26) a importância da regionalização da saúde. Durante evento em Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná, ele destacou as estratégias do Estado na área.”A regionalização da saúde é a base pela qual temos definido cada recurso repassado pelo governo estadual”, disse Beto Preto. “Garantir que nenhum paranaense fique desassistido é a nossa responsabilidade e com estas obras damos mais um passo adiante nessa direção. A saúde é uma missão contínua e é exatamente por isso que os investimentos precisam seguir em andamento e iremos reforçar todos os dias”, completou.