COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Candidatos à Prefeitura terão nova sabatina

Da Redação

| Edição de 26 de setembro de 2024 | Atualizado em 26 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um grupo formado por vinte e duas entidades sociais de Apucarana realiza na próxima segunda-feira (30) uma sabatina com os candidatos a prefeito do município. Jane Reis (PT), Rodrigo Recife (MDB), Paulo Vital (PL) e Rodolfo Mota (União) confirmaram presença, segundo afirma a organização, e serão questionados sobre temas considerados prioritários pelas entidades, que incluem saúde, assistência social, educação, esporte e inclusão social. Cada candidato será ouvido por 40 minutos e o evento será realizado no auditório do Edifício Milleniun. Com essa, são três sabatinas promovidas pela sociedade organizada – Acia e Sivana também fizeram as suas -, além de dois debates – da Unimed e OAB. Sem dúvida, este pleito foi um dos que mais abriu espaço para os candidatos apresentarem propostas.

Principais apoiadores

Os quatro candidatos a prefeito de Apucarana têm um apoiador forte para chamar de seu. Paulo Vital (PL) tem como padrinho político o deputado federal Beto Preto (PSD), além do apoio do governador Ratinho Junior (PSD). A professora Jane Reis (PT), por sua vez, tem o apoio do marido, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) e da deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido. Já Rodolfo Mota (União Brasil) conta com o senador Sérgio Moro (União Brasil) e os deputados federais Felipe Francischini (União Brasil) e Ricardo Barros (PP). O candidato Rodrigo Liévore, o Recife (MDB), tem o forte apoio do deputado federal Sérgio Souza (MDB), do deputado estadual Anibeli Neto (MDB) e do prefeito Junior da Femac (MDB).

Leonardo inconformado

Um dos mais renomados arquitetos da região, o apucaranense Leonardo Britici não se conforma com as mudanças em seu projeto original do então Hospital do Coração, agora Hospital da Acea. Leonardo foi contratado para projetar o hospital pelo então idealizador da obra, o médico Randas Batista. Fez um projeto inovador, diga-se. Nada recebeu pelo trabalho e até hoje cobra na Justiça seus honorários. Leonardo diz que a mágoa não é só por não receber o que lhe é de direito, mas pelas mudanças no projeto original sem que fosse consultado “porque trata-se de direito autoral, regulamentado pelo próprio Crea”. Ele acrescenta que não quer atrapalhar o funcionamento do hospital, “mas não abro mão de meus direitos”.

Os últimos dias

A contar de hoje, restam apenas nove dias para as eleições do dia 6 de outubro. Pouco para quem está atrás nas pesquisas, muito para quem está à frente. Por isso mesmo, independente do que relatam as pesquisas internas encomendadas pelos candidatos, todos estão gastando sola de sapato para buscar votos dos eleitores que ainda não decidiram e se consideram indecisos. Ontem mesmo, o trabalho dos cabos eleitorais e dos próprios candidatos foi intenso nos bairros e nas vilas da cidade. Um verdadeiro arrastão. Tem candidato a prefeito que já nem dorme mais pela ansiedade e cansaço das andanças, reuniões e imaginar o que ainda é possível fazer nos derradeiros dias. Não é eleição para cardíaco.

‘Pode contar comigo’

O candidato a prefeito e a vereador, independente de cidade ou partido, caminha pelas ruas do centro e dos bairros, encontra um cidadão, distribui um santinho e ouve um “pode contar comigo”. E assim vai levando a eleição toda e contando com aqueles votos. Abertas as urnas, nada dos votos aparecerem e o candidato reage: “Fui traído!”. Não há traição nenhuma, o que há é o candidato acreditar que cada pessoa que cumprimenta, e educadamente recebe seu material de campanha, é um eleitor seu em potencial. Isso acontece muito com os candidatos a vereador. Em eleições passadas, tinha candidato à Câmara Municipal de Apucarana achando que faria 3 mil votos, qual não foi sua surpresa ao abrir as urnas e ter apenas 300 votos...