COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Canziani assume secretaria

Da Redação

| Edição de 31 de maio de 2024 | Atualizado em 31 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Canziani assume secretaria

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O londrinense Alex Canziani toma posse na segunda-feira (3) como secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). Canziani, que deixou a presidência do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), assume a secretaria no lugar do deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), que é pré-candidato a prefeito em Ponta Grossa. “Estou muito animado com as perspectivas que nós temos de poder usar tudo aquilo que a gente construiu ao longo dos anos em termos de relacionamento e conhecimento para buscar oportunidades em uma área que considero fundamental para o fortalecimento da economia do Estado, que é a inovação, a modernização e a transformação digital do governo”, afirma Alex Canziani que, entre outros cargos, foi deputado federal por cinco mandatos. Na Câmara, educação era a sua principal bandeira. 

Lauro Junior garante obras

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), esteve em Curitiba nesta semana, acompanhado de sua equipe técnica, vereadores de sua base de apoio e do deputado Do Carmo (União), para tratar de uma nova etapa das obras de saneamento no município. O prefeito não voltou da Sanepar de mãos vazias. “Discutimos a etapa final de uma obra de saneamento que vem se arrastando há muitos anos”, comenta. Lauro garantiu autorização da licitação para mais 896 ligações de esgoto. As obras vão beneficiar diretamente cerca de 3 mil pessoas e vão levar o serviço à região do Jardim Universitário, bairro de grande demanda de saneamento.

Fim de mandato

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) vai promover no dia 14 de junho um curso sobre “Fim de Mandato”, destinado a prefeitos, secretários municipais, contadores e controladores internos. O evento será das 8 às 17 horas, na antiga Fafijan, em Jandaia do Sul. Segundo o presidente da Amuvi, prefeito Emerson Toledo Pires, o curso visa capacitar os agentes públicos para o encerramento da gestão, de modo a evitar futuros problemas com o tribunal de contas. O curso será ministrado pelo contador Decio Vicente Galdino Cardin, diretor de contabilidade e finanças da Prefeitura de Maringá, e o advogado Luiz Fernando Centurião, especialista em gestão pública.

Disputa em Rosário 

O ex-vereador João Carlos Bernardo (PSB) lançou oficialmente sua pré-candidatura a prefeito de Rosário do Ivaí no pleito municipal de 6 de outubro. Ele tem como pré-candidato a vice Jandre Marcos de Souza, popular Jandre do Nilson, que é do mesmo partido e disputou a Prefeitura na eleição de 2020. Por enquanto fazem parte do grupo os partidos PSB e União Brasil, devendo ser formadas duas chapas de dez candidatos a vereador cada. Além de vereador, João Carlos Bernardo foi presidente da Apae e da Santa Casa de Misericórdia local. Ele mora no município há 40 anos, sendo conhecedor dos problemas da cidade e do meio rural. Ele tem como plano investir em todos os setores.

Subsídios em Borrazópolis 

A Câmara de Vereadores de Borrazópolis aprovou, em sessão realizada no início desta semana, a fixação dos subsídios do legislativo e executivo para o próximo mandato, o que mexe nos salários de vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. A lei determina subsídios de R$ 5.023,14 para os vereadores e R$ 21.312,90 para o chefe do executivo. Na prática, a fixação garantiu um reajuste de cerca de 34% sobre os valores atuais e gerou controvérsias, sendo o projeto aprovado com dois votos contrários. A Câmara de Borrazópolis não será a única a fixar os subsídios da próxima legislatura. Até as eleições, todas as Câmaras precisam definir valores.