COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Chiorato se reúne com vereadores

Da Redação

| Edição de 07 de junho de 2023 | Atualizado em 07 de junho de 2023
Imagem descritiva da notícia Chiorato se reúne com vereadores

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Chiorato se reúne com vereadores

O deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná, Arilson Chiorato, cumpriu agenda política nesta sexta-feira em Apucarana e região. Em Apucarana, por exemplo, ele fez uma visita à Câmara Municipal para tratar de assuntos de interesse do município. O deputado se reuniu com o presidente do Legislativo, vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (PL), e os vereadores Tiago Cordeiro de Lima (MDB) e Lucas Ortiz Leugi (PP). De acordo com Chiorato, esse encontro foi muito importante para discussão de algumas demandas do município. Segundo ele, foi uma ótima conversa com os vereadores que são representantes legítimos da população junto ao Poder Executivo e outras esferas de governo. O parlamentar diz que em breve estará com os vereadores em Brasília articulando recursos para Apucarana junto ao Governo Federal. (Na foto: Chiorato, Tiago, Molina e Leugi).

Frustração eleitoral 

Tanto a Mesa Diretora da Câmara Federal como o Supremo Tribunal Federal (STF), através de decisão liminar do ministro Dias Toffoli, confirmaram a cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos). Para o ex-procurador da Lava Jato, trata-se de decisões políticas de um sistema que, segundo ele, não se conforma com o combate à corrupção. Seus eleitores e até outros que não votaram na sua candidatura têm promovido protestos no Estado. Sem levar em conta o mérito da cassação, a perda do mandato frustrou os 344.917 eleitores que o elegeram deputado. Somente no Vale do Ivaí foram quase 6 mil votos anulados, pelo menos até uma decisão final da Justiça.

Título a Sérgio Souza

A Câmara de Cambira aprovou nesta semana projeto de lei que concede o título de Cidadão Honorário ao deputado federal Sérgio Souza (MDB). Trata-se de uma homenagem conjunta dos vereadores e do prefeito Emerson Toledo Pires (MDB). Todos concordam que o deputado tem prestado relevantes serviços para o município há anos, desde os tempos em que ainda fazia assessoria ao ex-deputado e ex-governador Orlando Pessuti (MDB), depois como senador da República e agora como deputado. Sérgio Souza é considerado um dos deputados mais atuantes na Câmara Federal, em especial na defesa do agronegócio.

Sessão da Câmara

As comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Apucarana se reuniram na tarde desta quarta-feira para analisar projetos e requerimentos que deverão entrar na pauta de votação na sessão ordinária da próxima segunda-feira. As comissões costumam se reunir na quinta-feira, mas anteciparam as análises em função do feriado de Corpus Christi. Constam da ordem do dia um projeto de lei que será votado em segundo turno e três que serão avaliados em primeira discussão, além de três requerimentos que serão discutidos em turno único. Um projeto do Executivo destina R$ 40 mil à cooperativa Cocap.

Alertas de crime racial

O deputado estadual Anibelli Neto (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei visando estabelecer a obrigatoriedade de divulgação de alertas acerca da tipificação penal do crime de injúria racial durante eventos públicos em toldo o Estado. A proposta visa combater o racismo e conscientizar a população sobre a gravidade desse tipo de crime. O projeto estabelece que todos os eventos no contexto de atividades esportivas, religiosas, artísticas ou culturais no Paraná, com capacidade de público superior a 5 mil pessoas, deverão realizar a divulgação dos alertas em telões ou sistemas de som. Isso deverá ser feito tanto na abertura, quanto no intervalo dos eventos.