COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Ciro Gomes decide apoiar Lula

Da Redação

| Edição de 04 de outubro de 2022 | Atualizado em 04 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Ciro Gomes decide apoiar Lula

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ciro Gomes “decide apoiar” Lula

Após o PDT anunciar que apoiaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais, o candidato derrotado Ciro Gomes fez um pronunciamento nesta terça-feira para afirmar que seguirá a decisão do partido. No entanto, ele não citou o nome de Lula em nenhum momento. “Gravo esse vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT. Frente às circunstâncias, é a última saída. Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado tanto que reste para os brasileiros duas opções, ao meu ver, insatisfatórias”, declarou. Mais cedo, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, anunciou oficialmente o apoio do partido.

Beto Preto valorizado 

Para o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), o deputado federal eleito Beto Preto (PSD) sai desta eleição como o político mais valorizado perante o governador reeleito Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). “O Beto Preto foi o deputado federal mais votado do Brasil entre os candidatos a deputado federal do PSD. Ele foi o quarto mais votado do Paraná, sendo superado apenas por Deltan Dallagnol, alavancado pela Lava Jato; para Gleisi Hoffmann (PT), que é liderança nacional do partido; e por Filipe Barros (PL), que teve o apoio direto do presidente Bolsonaro”, avaliou. Para Junior, Beto Preto se coloca no cenário político como uma liderança de âmbito estadual e com um futuro muito promissor. 

Com Ratinho Junior

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Júnior (União Brasil), acompanhou a apuração dos votos em Curitiba, ao lado do governador reeleito Ratinho Júnior (PSD), que é de Jandaia do Sul. Ele publicou fotos em suas redes sociais, ao lado do governador e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), momentos antes do anúncio da reeleição histórica do governador, em primeiro turno e com ampla vantagem. Para Lauro Junior, a vitória de Ratinho Junior significa uma conquista histórica também para os municípios do Vale do Ivaí, que vão continuar com sua força política em nível de governo do Estado, na pessoa de Ratinho Junior e dos deputados que tiveram votos na região.

Votação expressiva em Faxinal

O prefeito de Faxinal Ylson Cantagallo (PSD), o Gallo, usou as redes sociais para comemorar o resultado das eleições deste dia 2 de outubro. O prefeito fez questão de postar arte em que aparecem as fotos do governador Ratinho Júnior, que fez 75% dos votos válidos em Faxinal (6.543 votos) e dos dois deputados mais votados na cidade, o deputado federal Sérgio Souza (2.713 votos) e o estadual Alexandre Curi (2.681 votos), ambos reeleitos. Para Gallo, a população de Faxinal soube reconhecer nas urnas o quanto esses dois deputados, apoiados pela administração municipal, têm contribuído com o município na liberação de recursos. Neste segundo turno, o prefeito Gallo, sua equipe e vereadores da base manifestam apoio a Jair Bolsonaro (PL).

Dobradinha em Lunardelli 

Aliás, a dobradinha Sérgio Souza para federal e Alexandre Curi para estadual foi repetida em várias cidades da região. Outro prefeito que se manifestou nesta semana para agradecer à população local pela votação massiva aos dois candidatos foi o de Lunardelli, Reinaldo Grolla (PSD). Curi levou 1.190 votos na cidade e Sérgio Souza, 1.240. Em Lunardelli, também saíram vencedores nessas eleições o governador Ratinho Junior (PSD), que fez 1.998 votos, e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que obteve 1.595 votos. Com relação aos candidatos ao Senado, o mais votado foi Alvaro Dias (Podemos), com 1.197 votos, seguido de Paulo Martins (PL), com 599, e Sergio Moro (União Brasil), que fez 549 votos.