COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Cita prepara pacote de investimentos

Da Redação

| Edição de 19 de novembro de 2025 | Atualizado em 19 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas Rafael Cita (PSD) formaliza na semana que vem anúncio da construção de mais 601 moradias no município. O empreendimento é a terceira etapa do Residencial Viver Arapongas, que já viabilizou mais de 1,4 mil unidades nas etapas anteriores e criou um novo horizonte de crescimento urbano em Arapongas. As casas serão construídas via Minha Casa, Minha Vida, com financiamento pela Caixa Econômica em parceria com Cohapar, através de incentivos do programa Casa Fácil, e apoio da Prefeitura em um modelo que vem dando resultado. Além do novo lote de residências, o prefeito Rafael Cita vai anunciar outros investimentos de peso nos setores de desenvolvimento e mobilidade urbana. Segundo adianta a Prefeitura, a cifra soma R$ 170 milhões.

Apucarana representada

O prefeito de Apucarana Rodolfo Mota (União) tomou posse nesta quarta-feira como membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, que inclui quase 250 municípios no Paraná e São Paulo. A cerimônia aconteceu durante assembleia realizada em Londrina, na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). “Esse é um momento histórico para o município, que passa a ter voz ativa em um dos espaços mais relevantes de gestão hídrica do país. Integrar esse comitê significa participar diretamente das decisões que moldam o futuro ambiental ”, afirmou o prefeito. O mandato será exercido ao longo da Gestão 2025/2029 na área de atuação do Comitê Piraponema.

Arilson em Rio Bonito

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) acompanhou nesta quarta-feira (19) comitiva do Governo Federal em visita a Rio Bonito do Iguaçu. O grupo, formado por integrantes do Ministério do Trabalho e Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e Itaipu Binacional, anunciou medidas de auxílio, como o Bolsa Qualificação, que garantirá o pagamento de um salário mínimo a cada trabalhador CLT com contrato suspenso e a liberação das parcelas adicionais do Seguro-Desemprego e saque do FGTS. “Vim principalmente ouvir a população e buscar meios de como podemos ajudar neste processo de reconstrução do município. É hora de solidariedade e de reconstruir Rio Bonito do Iguaçu”, afirma.

Beto defende política saudável

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, repercutiu ontem, em suas redes, resultado de uma pesquisa Genial/Quaest, a respeito do posicionamento político dos brasileiros. Os dados, coletados entre os dias 6 e 9 de novembro, apontam que a maioria da população, 31% se classifica como independente. Outros 22% se colocam como direita ‘não bolsonarista’ e 15% como esquerda ‘não lulista’. “Em outras palavras, o Brasil quer a política saudável. É o que defendo e pratico todos os dias com diálogo, bom senso, responsabilidade e foco em ações que melhoram de verdade a vida de todos”, analisa o secretário e deputado federal licenciado.

Freitas em troca de socos

O assunto que mobilizou a política paranaense nesta quarta foi a troca de socos entre o deputado estadual Renato Freitas (PT) e um desafeto, ainda não identificado, em pleno centro de Curitiba. Filmadas, as cenas rodaram e já ensejaram novos pedidos de cassação do petista por quebra de decoro parlamentar. O MBL já protocolou pedido e deputados da Casa também. O deputado, que precisou de atendimento médico com uma fratura no nariz, afirmou em entrevistas que foi provocado e agredido, agindo em legítima defesa. Em nota, o PT afirma que “o ataque não foi um fato isolado: ele se insere em um contexto histórico de racismo estrutural, violência política e tentativas recorrentes de silenciar lideranças negras”.