Durante passagem por Apucarana ontem, o ex-deputado federal Fernando Francischini (Solidariedade) confirmou que é pré-candidato à Câmara dos Deputados nas eleições de outubro. De volta à cena política, ele fez duras críticas à atual gestão da segurança pública no Brasil durante entrevista ao TNOnline.
Conhecido como Delegado Francischini, o ex-secretário de Segurança do Paraná defendeu que o combate ao crime organizado exige “firmeza” e mostrou preocupação com o avanço das grandes organizações criminosas no mercado financeiro e até na política.
Ele também criticou os discursos de defesa dos direitos humanos de alguns parlamentares, principalmente do PT, em detrimento da proteção da família e das “pessoas de bem”.
Obras na educação infantil
O prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) tem reforçado que 2026 será um “ano de construção” em Apucarana. Um dos objetivos ditos por Rodolfo em todos eventos que participa é entregar obras paradas e destravar projetos que não saíram do papel. O planejamento prevê a conclusão de três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e a construção de três novos. O primeiro, no Núcleo Afonso Alves de Camargo, foi entregue na última terça-feira à noite. O próximo a ser inaugurado é o CMEI do Conjunto Habitacional Sanches dos Santos, neste sábado. O terceiro é o CMEI do Jardim Catuaí, que teve as obras retomadas. Já os três novos CMEIs devem ser construídos no Interlagos, Parque Bela Vista e Residencial Solo Sagrado.
Recursos garantidos
Falando em educação infantil, a Câmara de Apucarana aprovou ontem à tarde, em duas sessões extraordinárias, três projetos de lei de autoria do Poder Executivo para garantir recursos justamente para as obras dos novos CMEIs do Interlagos e do Solo Sagrado. As propostas promoveram um ajuste orçamentário para viabilizar esses investimentos. Foram abertos três créditos adicionais especiais, que somam cerca de R$ 4 milhões para as obras. Os vereadores presentes nas sessões destacaram a importância de abrir novas vagas em creches no município.
Movelpar: fica ou vai?
O superintendente de apoio aos municípios, Sergio Onofre, afirma que a Movelpar precisa continuar em Arapongas. Na abertura do evento, nesta semana, os organizadores anunciaram a mudança de nome para Movelbras e a realização da feira em Londrina no próximo ano. Para Onofre, não faz sentido o tradicional evento sair do principal polo moveleiro do país. O superintendente afirma que, se depender dele e do prefeito Rafael Cita (PSD), a Movelpar continuará em Arapongas em 2027. Caso não seja possível a continuidade no Expoara, Onofre defende que a feira ocorra no novo centro de eventos previsto para as proximidades da PR-444 em um terreno já adquirido pelo município.
Ratinho Junior bem cotado
Uma pesquisa divulgada pela Meio/Ideia coloca o paranaense Ratinho Junior (PSD) como o governador presidenciável da centro-direita em melhores condições para enfrentar Lula (PT). De acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno contra Lula, o governador do Paraná teria mais votos do que Romeu Zema (Novo-MG), Eduardo leite (PSD-RS) e Ronaldo Caiado (PSD-GO). O petista, em todos os cenários contra os governadores mais associados à centro-direita, teria 45% dos votos. Ratinho Junior, por sua vez, somaria 38%. Romeu Zema (34,5%), Ronaldo Caiado (34%) e Eduardo Leite (21%) aparecem na sequência.