COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Curi reforça compromisso

Da Redação

| Edição de 08 de agosto de 2025 | Atualizado em 08 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), reforçou, nesta semana compromisso de devolver R$ 520 milhões ao governo do estado em sobras. A meta do deputado é fazer uma devolução histórica. “Esse recurso vai direto para os municípios do Paraná, em programas que melhoram a vida de quem mais precisa. É a política devolvendo em forma de resultado”, comenta Curi, que vem imprimindo uma gestão focada em inovação e sustentabilidade e destaca que a economia de recursos é uma marca do legislativo paranaense. Programas importantes do governador Ratinho Junior são financiados com os recursos da Assembleia, caso do Asfalto Novo, Vida Nova, que vem revolucionando o setor de infraestrutura em municípios de todo porte e em todas regiões do Paraná.

Canziani mira na Alep

Mais um secretário do governador Ratinho Junior (PSD) está na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa no ano que vem. Nesta sexta-feira (8), após reunião com prefeitos da Amuvi - Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, Alex Canziani, titular da pasta de Inovação, confirmou interesse. “Hoje sou primeiro suplente (senado) e queremos representar a região, ao lado de outros deputados que também se colocam à disposição”. Ex-deputado federal por cinco mandatos, Canziani disputou o Senado na última eleição, mas não se elegeu. Com a filha Luísa na Câmara dos Deputados, Canzini já tem dobradinha certa para as eleições de 2026, caso viabilize mesmo sua candidatura.

Sessão com pauta cheia

A próxima sessão da Câmara de Apucarana, na segunda-feira (11), tem vários projetos em pauta. São onze matérias, entre projetos de lei e requerimentos. Entre os projetos de lei, um dos destaques é o que determina as diretrizes da Política Municipal do “Cartão Material Escolar – CME”, destinado à aquisição de material escolar pelos estudantes da rede municipal. O texto foi colocado em votação na semana passada, mas acabou retirado de pauta por um dos autores, o líder do prefeito, Moisés Tavares (PP), para ajustes com o Executivo, e volta agora com assinatura de todos os vereadores da casa. Representantes do varejo, que têm interesse na aplicação do cartão, devem acompanhar a sessão.

Oposição discute terceirização

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promove na próxima segunda-feira (11), às 9h, audiência pública para tratar “Terceirização como forma de retirar direitos”, no Plenarinho da Casa. O debate vai reunir pesquisadores, representantes sindicais, autoridades e parlamentares. O deputado Arilson Chiorato (PT), líder da bancada de oposição, destaca que a discussão é essencial diante de um cenário de aumento da precarização no mercado de trabalho. “A gente está vendo uma verdadeira ofensiva contra os direitos dos trabalhadores. A terceirização, na prática, tem sido usada para cortar gastos às custas de salários menores, menos segurança e menos direitos”, comenta.

Arruda perde recurso

O deputado estadual do Paraná, Ricardo Arruda (PL), perdeu recurso junto ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que manteve condenação por ofensas declaradas a ministra Gleisi Hoffmann e também ao Partido dos Trabalhadores (PT) em postagens nas redes sociais. A sentença prevê o pagamento de uma indenização no valor de R$ 7 mil por danos morais e obriga o deputado a fazer uma retratação pública. A corte reconheceu que a conduta do deputado ultrapassou os limites da liberdade de expressão, caracterizando abuso de direito e difamação. A defesa do deputado Arruda pode ainda recorrer da decisão do TJ do DF aos tribunais superiores.