COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Delegacia Cidadã em Arapongas

Da Redação

| Edição de 03 de junho de 2024 | Atualizado em 03 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Delegacia Cidadã em Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSD), recebeu ontem, na companhia do secretário de Segurança, Paulo Argati, o delegado-chefe da 22ª SDP de Arapongas, Maurício de Oliveira Camargo. Na ocasião, Onofre deu mais passo para formalizar a doação de  um terreno para a Secretaria de Segurança Pública. A área, localizada no Jardim Caravelle, é destinada à implantação da Delegacia Cidadã de Arapongas. Atualmente a Polícia Civil ocupa um prédio alugado na área central. A instalação dessa delegacia é a etapa final de uma longa caminhada do prefeito para resolução de um problema de segurança pública que tirou o sono da população por décadas: a antiga delegacia da rua Tucanos, que abrigava uma cadeia superlotada propensa a rebeliões. O prédio decadente, demolido em 2022, foi substituído por um  moderno centro de detenção com capacidade condizente com o tamanho da cidade. Antes disso, o município também ganhou uma Delegacia da Mulher.  São conquistas importantes e inegáveis. 

Nova secretaria

Após a sociedade dar aval para se armar a Guarda Civil Municipal, o vereador Tiago Cordeiro de Lima (PDT) está na expectativa de que o Poder Executivo venha a criar ainda neste ano a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito de Apucarana, conforme projeto de lei de sua autoria aprovado pela Câmara de Vereadores no ano passado. De acordo com o vereador, essa secretaria seria responsável pela estruturação e acompanhamento das atividades da guarda municipal, além de gerir o trânsito da cidade. No seu entender, um município como Apucarana, que tem mais de 130 mil habitantes, precisa de uma estrutura maior específica para o setor. 

Posses em Rio Branco do Ivaí 

A Prefeitura de Rio Branco do Ivaí iniciou ontem o ciclo de nomeação dos candidatos aprovados no concurso público municipal. Trinta e um novos servidores públicos, em diferentes campos de atuação, tomaram posse ontem. O prefeito Pedro Taborda Desplanches (MDB) fez questão de participar da acolhida aos novos servidores, que aconteceu no auditório da Câmara Municipal, e contou com a presença de secretários municipais. Segundo o prefeito, a posse dos aprovados representa um importante passo na administração municipal. “Visamos sempre o melhor atendimento à população”, comenta.

Moradias em Rio Bom

O prefeito de Rio Bom, Moisés Andrade (PSD),  anunciou ontem obras de 50 moradias. As casas, que serão construídas por meio do Programa Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), com o apoio da União por Moradias Populares (UMP), integram um amplo pacote de habitação, o maior dos últimos anos do município. Segundo o prefeito, uma segunda etapa contempla mais 50 moradias. Andrade acrescenta ainda que uma seleção para financiamento via FGTS estará disponível, com a previsão de atender 150 novas moradias. “Vamos aproveitar este bom momento da habitação no país. Se for necessário, adquiriremos mais terrenos para atender a maioria daqueles que realmente precisam”, comentou. 

Junho movimentado

As eleições municipais de 6 de outubro  terão uma grande movimentação político-partidária neste mês de junho. Isso porque no dia 5 vence o prazo para que aqueles que exercem cargos de primeiro escalão nas prefeituras ou no governo deixem as pastas, caso queiram disputar as eleições. Até o dia 30 também devem deixar a função aqueles profissionais que fazem programas de rádio e televisão. Junho é ainda um mês de extensa negociação entre as lideranças políticas para definição dos pré-candidatos a prefeito, vice e a vereador, bem como para composições partidárias, o que será consolidado nas convenções partidárias a partir de 20 de julho.