COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Desburocratização do campo

Da Redação

| Edição de 10 de abril de 2024 | Atualizado em 10 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Desburocratização do campo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Membro da frente parlamentar da Agropecuária, o deputado federal Sergio Souza (MDB-PR) destacou ontem em suas redes sociais a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da redação final do projeto que autoriza o uso Cadastro Ambiental Rural (CAR) para fins de tributação dos imóveis rurais. Com a mudança, o  produtor rural que for realizar sua declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) não vai mais precisar recorrer ao Ibama e sim usar as informações do cadastro. Relator do projeto, o deputado aforma que esse é mais um passo para tirar a burocracia  da atividade rural reduzir os custos para quem trabalha no campo. 

“É mais agilidade, menos burocracia e redução de custos para o produtor”, ressalta.

Mudança de partido I

Superintendente da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana, o empresário Adan Lenharo deixou o PL e se filiou no Democracia Cristã (DC). Ele afirma que ainda não definiu qual cargo irá disputar nas eleições de 6 outubro, se a prefeito, vice-prefeito ou a vereador. Com as mudanças do comando do PL local, Lenharo optou por buscar um outro partido de direita e, por isso, optou pelo DC. O Democracia Cristã integra o grupo político do prefeito Junior da Femac (MDB) e também tem entre os seus novos filiados o vereador Mauro Bertoli. Adan Lenharo foi um dos candidatos a vereador mais votados na eleição de 2020.

Mudança de partido II

No caminho inverso, Gabriel Caldeira  deixou o Democracia Cristã (DC) para reforçar as fileiras do União Brasil. O empresário, que presidiu por um bom tempo o DC, assinou ficha de filiação apoiado por Rodolfo Mota, principal nome do União Brasil em Apucarana e pré-candidato a prefeito. Caldeira, que também esteve entre os mais votados na eleição municipal de 2020 - ele foi o sexto mais votado com 1.366 votos - afirma que está preparado para disputar novamente uma cadeira no Legislativo apucaranense. Com um capital eleitoral forte, Caldeira também segue a cartilha da direita.

Luto em Apucarana

Repercutiu em Apucarana a morte do engenheiro agrônomo Odival Franciscon, aos 91 anos. Com atuação na agricultura e cooperativismo – foi um dos fundadores da Canorpa e da Credinorpa –, o pioneiro residia no município desde a década de 1960 onde também se destacou nos movimentos pastorais, sendo por muitos anos coordenador do Cursilho. Foi, ainda, um dos fundadores da Casa de Apoio Divina Providência, criada para auxiliar pacientes de outras cidades que procuram atendimento em Apucarana. O prefeito Junior da Femac (MDB) – autor da lei que concedeu título de Cidadão Honorário a Franciscon em 2011 - emitiu uma nota de pesar pela morte do pioneiro.

Prefeitos na Sanepar

A Sanepar foi o destino ontem de prefeitos da região. O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla (PSD), esteve na sede da empresa na companhia dos vereadores Ebisom Quevedo e  Cristian Freitas, para tratar da instalação de uma nova bomba no Bairro Ponte Preta e regularizar o abastecimento de água na localidade. Já a pauta do prefeito de Arapongas, Sergio Onofre (PSD), envolvia obras de esgoto no Jardim Caravelle e Bela Vista. A expansão da rede de coleta e esgoto é considerada estratégica por muitos prefeitos, uma vez que, além de garantir mais saúde para população, incentiva a expansão imobiliária.