O ex-prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB), vai disputar a prefeitura tendo como vice Inei Heckert (MDB). O nome do vice foi divulgado no último sábado (27) durante convenção do partido. Também apoiam a candidatura de Ditão os partidos Cidadania, PSDB e Avante. Inei Heckert é empresário, foi vice-prefeito na gestão 1997 a 2000 e disputou a eleição como candidato a prefeito em 2020. Inicialmente, o nome do presidente do Cidadania, André Saddi, era apontado como possível vice de Ditão. Saddi não saiu como vice, mas está apoiando Ditão. Também no sábado foi homologada a candidatura de Miller Borba (Podemos) e do vice Dalmen. Já o
União Brasil, partido do prefeito Lauro Junior, marcou convenção para o próximo dia 4. Além de confirmar a candidatura de Lauro à reeleição, o evento marca o anúncio do vice na corrida pela prefeitura.
Música no Fantástico
O empresário Val da Gráfica (PSD), que vem sendo apontado como um possível vice de Rodolfo Mota (União) a partir de indicação de Beto Preto (PSD), pode terminar a eleição pedindo música no Fantástico. Val já vai para a terceira corrida como vice. Ele foi candidato a vice de Lucimar Scarpelini em 2004, depois se aliou a Sérgio do Cristma em 2012 concorrendo inclusive contra Lucimar. Como se sabe, não foi vitorioso em nenhuma das tentativas. Agora, se sair, pode carimbar o terceiro placar negativo e pedir música. Não é difícil acontecer, até porque simpatia não é seu forte.
Na mesma
As negociações envolvendo uma possível composição entre Camilla Bolonhezi (PSB) e Jane Reis (PT) nas eleições municipais de Apucarana seguem no zero a zero. No último sábado, durante a passagem da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, pelo município, muitos esperavam que saísse o anúncio oficial da dobradinha. Apesar de tecer elogios uma composição 100% feminina, Gleisi não confirmou nada. Nos bastidores, o comentário é que a Camilla não interessa posição de vice e que o PT não quer abrir mão da candidatura à prefeitura. Se o acerto não sair, vai ser preciso buscar dois vices. E candidatos a vice, como se sabe, andam escassos em Apucarana.
Apoio do Bisca
O ex-prefeito de Arapongas, José Bisca, que já foi adversário de Sérgio Onofre (PSD) em campanhas eleitorais anteriores, esteve presente na convenção que homologou as candidaturas de Rafael Cita (PSD) a prefeito e Édina Kümmel (PP) para vice. Aliás, Édina Kümmel foi sua secretária de Cultura quando prefeito. Bisca foi dar seu apoio à dupla. Aliás, devido a problemas de saúde, Bisca preferiu não disputar as eleições deste ano e se juntar ao grupo político do prefeito Sérgio Onofre. Apesar de estar fora da disputa eleitoral, Bisca é hoje um dos mais procurados por candidatos em busca de orientação política, pela sua grande experiência e pelo seu conhecimento sobre os assuntos políticos da cidade.
Convenções em Califórnia
Dois dos 4 postulantes ao cargo de prefeito de Califórnia terão hoje suas candidaturas homologadas em convenções partidárias. O empresário Hugo Bernardo (PP), que tem como vice Denis Caruso (PSD), reúne apoiadores às 20h11 no Rotary Clube. Também está marcada para hoje a convenção do vereador Paulo da Padaria (PSDB), que disputa cargo de prefeito tendo como vice Dautinho. A convenção acontece às 19h30 na Câmara Municipal de forma conjunta com os partidos de apoio: MDB e Cidadania. No próximo dia 3, mais uma candidatura será confirmada em convenção, a de Carlos Eduardo Krupniski Gasparetto (União Brasil).