COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Eleitor terá tempo para conferir voto

Da Redação

| Edição de 08 de setembro de 2022 | Atualizado em 08 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Eleitor terá tempo para conferir voto

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eleitor terá tempo para conferir voto

Os eleitores terão um tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica neste ano. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela primeira vez a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “confirma”) após 1 segundo do preenchimento dos números dos candidatos para cada cargo. A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o som, mas por um período mais longo. O simulador de votação na urna eletrônica para as eleições deste ano, disponível no Portal do TSE, já conta com o tempo a mais para a confirmação do voto. Treinando na ferramenta com antecedência e observando como funcionará o tempo para a conferência do voto, o eleitor contribuirá para reduzir o tempo de espera nas filas nas seções eleitorais no dia do pleito.

Beto Preto em Jandaia 

O ex-secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto (PSD), candidato a deputado federal, esteve ontem em grandes empresas do parque industrial de Jandaia do Sul. Entre elas a Metafa Estruturas Metálicas, do ex-prefeito Carneiro da Metafa, Açofebras, Jandaia Uniformes, Cooperval e a Tornosteel. “Queremos representar todo o Paraná em Brasília e a nossa região também tem prioridade neste trabalho, notadamente na área de saúde”, avalia Beto Preto, que segue na sua caminhada diária por todo o Estado. Em quase todas conversas com empresários, trabalhadores e população em geral, o trabalho realizado por Beto Preto em todo o Paraná durante a pandemia do coronavírus vem recebendo elogios. 

No desfile e na Festoque

O feriado de 7 de Setembro, comemorativo aos 200 anos da Independência do Brasil, foi bem aproveitado pelo candidato a deputado estadual Paulo Vital (PSD). Além do desfile cívico na área central de Apucarana, Vital também visitou diversos amigos do comércio varejista, na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), que está sediando a Feira de Ponta de Estoque da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia). “Estamos reforçando em nossas reuniões e contatos com eleitores a importância da cidade garantir mais força política no cenário estadual e federal, com candidaturas ligadas à atual gestão municipal”, reitera Paulo Vital, que é vice-prefeito de Apucarana. 

Projeto Muralha

O prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), de Arapongas, e o secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Sérgio Argati, esperam anunciar em breve a materialização do Projeto Muralha, que é a instalação de câmeras de vigilância de alta definição nos quatro pontos de acesso à cidade. O projeto, orçado em R$ 1,2 milhão, já está em fase de licitação pública. As câmeras, que permitirão a identificação de veículos através das placas, serão instaladas em quatro pontos de acesso, sendo nas PRs 444 e 218 e em dois pontos da BR 369, para monitorar o tráfego nos sentidos de Apucarana e de Rolândia. Sistema vai facilitar o monitoramento de ocorrências no município.

Peta homenageado

O mau tempo obrigou o adiamento do desfile cívico de Arapongas, que agora vai ser neste domingo. As fortes chuvas, no entanto, não foram suficientes para impedir uma homenagem da fanfarra do Colégio Estadual Emílio de Menezes, ao ex-vice-diretor da escola e ex-secretário municipal de Educação, Luiz Roberto dos Santos, o Peta, que morreu em maio passado, aos 70 anos, vítima de dengue. Mesmo sob chuva torrencial, a fanfarra desfilou nas ruas laterais do colégio, portando faixas lembrando do professor. A homenagem prestada pelos alunos, que fizeram uma performance na frente do colégio, foi postada nas redes sociais e emocionaram muita gente da cidade.