COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Encontro indesejável

Da Redação

| Edição de 19 de maio de 2022 | Atualizado em 19 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Encontro indesejável

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se cumprimentaram ao participarem nesta quinta-feira de cerimônia de posse de ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. O cumprimento se deu no momento em que Bolsonaro foi chamado pelo presidente do TST, Emmanoel Pereira, para condecorar os ministros que tomavam posse. Ele se aproximou de Moraes, que estava sentado na primeira fila de convidados, fez sinal para que o ministro se levantasse e o cumprimentou. Mas depois, quando Moraes foi anunciado pela cerimonialista como uma das autoridades presentes e foi aplaudido pelo público, Bolsonaro não acompanhou.

Beto Preto com agenda cheia

Mesmo após ter deixado a Secretaria de Estado da Saúde, o ex-prefeito de Apucarana, Beto Preto, continua com uma agenda apertada de compromissos agora no cargo de assessor especial de gabinete do governador Ratinho Junior. Ele tem acompanhado o governador em todas as solenidades oficiais no Paraná, além de representar Ratinho Junior em outras ocasiões. Ontem, Beto Preto esteve com Ratinho Junior em Curitiba, no ato de assinatura para implantação de iluminação pública de LED em um trecho de 14 Kms do Contorno Sul da Capital. Ainda ontem, Beto Preto acompanhou o governador no ato de autorização para construção do novo Terminal Urbano de Piraquara.

Ação arquivada

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) arquivou ontem a ação movida pela deputada federal paranaense Luísa Canziani. Ela buscava se desligar, sem perder o mandato, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), legenda pela qual foi eleita em 2018. O pedido da parlamentar foi julgado prejudicado pelo TSE porque ela aproveitou a chamada “janela partidária” (de 3 de março a 1º de abril) para mudar de legenda, sem a necessidade da apresentação de justa causa para isso. Durante o período, eleitas e eleitos em pleitos proporcionais não necessitam de justificativa legal para se filiar a outra agremiação. Na ação ela reclamava de discriminação política e pessoal dentro do PTB. 

Grande obra em Ivaiporã

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), assina hoje a ordem de serviço para construção do novo Parque de Exposições do município, considerada uma das principais e mais esperadas obras da atual administração. O ato solene está previsto para as16 horas, no trevo da Estrada do Ouro Verde, com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Fernando Furiati, do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), e do deputado federal Sergio Souza (MDB), responsável pela viabilização de uma emenda parlamentar de R$ 5 milhões para construção do parque, que será um dos mais modernos do Paraná.

Compras de medicamentos

O prefeito de Arapongas e também presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre da Silva (PSC), participou ontem da abertura do curso presencial “Compras Públicas de Medicamentos”, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), tem por objetivo orientar gestores e servidores municipais e estaduais sobre a legislação que rege a aquisição desses insumos essenciais para a saúde da população. Segundo Onofre, a Amepar tem procurado ser grande ponto de apoio às administrações.