O prefeito de Faxinal, Hermes Santa Rosa (PSD) acaba de sancionar lei municipal de autoria do Executivo que estabelece uma nova política pública de incentivos à instalação e ampliação de empresas. O destaque é a concessão de uso de terrenos públicos e posterior doação futura. Segundo o prefeito, mesmo antes de implantada, a iniciativa já apresenta resultados concretos. “Nesses seis meses de gestão, uma facção já confirmou sua instalação em Faxinal, com a geração de 35 empregos diretos. Além disso, estamos recebendo novas consultas de empresas interessadas em expandir ou se instalar aqui, o que demonstra a confiança que Faxinal vem conquistando no setor produtivo”, afirmou. A nova legislação, destaca, garante mais segurança jurídica e estímulos reais para investidores
Ratinho Jr e a diplomacia
Tendo se posicionado como uma alternativa à polarização, o governador Ratinho Junior (PSD) tem evitado adotar tons políticos ao comentar a disputa tarifária Brasil/EUA. Em entrevista nesta quinta (17) em Arapongas, onde participou da inauguração de um condomínio para terceira idade, Ratinho Junior defendeu o caminho da diplomacia para superar a crise internacional e minimizou o impacto do tarifaço no Paraná. “Estamos conversando com os setores e o Paraná vai ser muito pouco atingido. A indústria de derivado de madeira de reflorescimento pode ser a mais afetada no Estado, mas, por enquanto, o setor ainda não prevê demissões ou algo similar”, avaliou.
Tour pelo Vale
O secretário de Estado do Trabalho, Paulo do Carmo (União) está circulando pelos municípios do Paraná em visita às Agências do Trabalhador, principal porta de entrada das políticas públicas de emprego, e aos prefeitos, que são parceiros do governo na oferta de serviços. Nesta sexta-feira (18), o secretário fez um verdadeiro tour pelo Vale do Ivaí. Ele esteve com a prefeita de Cambira, Ana Lucia Oliveira (MDB) e com os prefeitos de São Pedro do Ivaí, Rildo Bernardo Camargo (MDB); Lunardelli, Wanderlei Marson (MDB) e São João do Ivaí, Fábio Hidek (União). Na agenda, Do Carmo anunciou cursos de qualificação e investimentos para os municípios.
Investimento em São João
O prefeito de São João do Ivaí, Fabio Hidek (União) anunciou nesta quinta que foi oficialmente habilitado pelo Governo Federal projeto para construção de um lar para idosos. O investimento previsto é de R$ 2 milhões. A informação foi confirmada pela assessoria da deputada federal licenciada e atual secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. “Nosso projeto foi o 11º a ser habilitado, o que mostra a seriedade e qualidade técnica do trabalho feito”, destacou o prefeito, que elogiou o trabalho da secretária Leandre, que tem sido uma grande parceira de São João do Ivaí e da causa da pessoa idosa, apoiando diversos municípios da região.
Em defesa de Bolsonaro
O deputado federal Filipe Barros (PL) reagiu à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de impor o uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O londrinense, apontado como nome confiança de Bolsonaro no Paraná, notificou a Organização das Nações Unidas (ONU) e outros organismos internacionais, como Comissão Interamericana de Direitos Humanos. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (18) pelo parlamentar, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. Segundo ele, a ação implica em “risco de criminalização da dissidência política no Brasil e ameça à ordem democrática”.