COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Faxinal prepara auxílio a universitários

Da Redação

| Edição de 18 de março de 2025 | Atualizado em 18 de março de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Faxinal, Hermes Santa Rosa (PSD), está formatando um programa de apoio ao transporte universitário. Detalhes do programa foram discutidos nesta semana entre o prefeito, o presidente da Câmara, Fernando De Carle (MDB) e uma comissão de estudantes. A Prefeitura vai instituir uma ajuda de custo mensal para os alunos. Segundo o prefeito Hermes, o pagamento do benefício apoia os estudantes de forma mais eficiente, superando o modelo - já adotado anteriormente - do município ofertar um ou mais ônibus para o transporte de todos os universitários. Cerca de 120 alunos devem ser beneficiados com a medida. O projeto de lei instituindo o programa já foi formatado e a prefeitura prepara agora um edital para com critérios para acesso ao benefício. O transporte universitário faz parte do plano de governo do prefeito Hermes.

Reajuste em Marilândia

Os professores da rede municipal de educação de Marilândia do Sul vão receber reajuste salarial de 6,27%, garantindo o piso nacional da categoria. O índice foi definido em reunião com APP Sindicato, comissão dos professores municipais e a gestão municipal. A administração do prefeito Walmir Peres (PSD) também definiu reposição salarial dos demais servidores, fixada em 5,06%, conforme inflação do período medida pelo IPCA. “O projeto vai para a Câmara de vereadores e assim que aprovado, a administração já fará a recomposição na base salarial de todos conforme as suas categorias”, disse o prefeito Walmir Peres.

Prazo de inadimplentes

Uma emenda apresentada pelo deputado Fábio Oliveira (Podemos), que propõe diminuir de 30 para 5 dias úteis, o tempo para que uma dívida seja registrada nos cadastros de restrição ao crédito de consumidores do Paraná está causando polêmica na Assembleia Legislativa. Líder da bancada de oposição, o deputado Arilson Chiorato (PT) criticou o projeto. “O povo paranaense não é caloteiro. Muitas pessoas atrasam pagamentos por necessidade, não por má-fé. ”, criticou o deputado, que acrescenta que a aprovação pode resultar em uma onda de negativações. O autor da emenda afirma que a ideia é premiar o bom pagador, mas até deputados da situação acharam o prazo muito curto.

Eduardo Bolsonaro nos EUA

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) anunciou ontem que vai se licenciar do seu mandato na Câmara Federal para morar nos Estados Unidos, onde está atualmente. O deputado, ao anunciar sua decisão, criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pelo inquérito que investiga o seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado. Eduardo não é alvo da investigação. Se sua licença ultrapassar 120 dias, quem assume o cargo é o suplente José Olimpio (PL), que é missionário ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada por Valdemiro Santiago.

Sessão extensa

A sessão de anteontem da Câmara de Apucarana foi uma das mais longas da atual legislatura. Com três projetos de lei em pauta, duas moções de aplauso e uma série de requerimentos, além de prestação de contas e pronunciamento de 10 minutos no grande expediente, a sessão acabou perto das 22h30, após mais de três horas. Com o adiantado da hora, nem todo o público que acompanhou o início dos trabalhos ficou até o final. Já se discutiu anteriormente a necessidade de retirar a prestação de contas da sessão para agilizar o trâmite. O retorno das sessões no período noturno foi uma grande conquista para população, que tem mais disponibilidade para acompanhar as discussões. É preciso valorizar isso.