COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Festa e balanço em Novo Itacolomi

Da Redação

| Edição de 15 de maio de 2024 | Atualizado em 15 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Festa e balanço em Novo Itacolomi

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla (PSD), será anfitrião, mais uma vez, da Festa da Banana e do Frango, que inicia amanhã. Em seu quarto mandato, o prefeito, que foi extensionista antes de entrar na política, foi um dos idealizadores do evento, que sempre manteve seu perfil técnico aliado aos festejos como forma de potencializar a importância econômica das atividades. Em bom momento, Andreolla também vai aproveitar a data para um balanço do seu último ano como prefeito. Um trunfo da administração certamente é a pavimentação. Entre obras em andamento e liberadas para licitação são R$ 13,6 milhões de investimentos na área urbana e também na área rural, onde muita estrada vai ganhar pedras irregulares justamente para facilitar o escoamento agrícola.

Homenagens

A Câmara de Vereadores de Novo Itacolomi promoveu na noite de anteontem, em sessão solene, a entrega de cinco títulos de Cidadão Honorário. A homenagem foi proposta pelo vereador Maurídio Garcia Junior (PL) e reconhece o trabalho realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Glória. Além do padre Lucas Enco – pároco por três anos -, receberam o título o diácono Benedito Quintiliano, as irmãs claretianas Maria Verônica e Maria Aparecida Jardini e a colaboradora leiga Maria dos Santos Tegon. Segundo o vereador, além do envolvimento religioso, os homenageados prestam grande serviço para comunidade em ações sociais.

Nas articulações

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro de Souza Junior (União Brasil), vem trabalhando intensamente nas articulações político-partidárias visando o fortalecimento do seu grupo para as eleições de 6 de outubro deste ano. Segundo Lauro Junior, que vai tentar um segundo mandato, por enquanto estão juntos nesta empreitada os partidos União Brasil e o PSD, mas há negociações encaminhadas com outras legendas. “Estamos buscando parceiros”, afirma. O prefeito assinala que o pré-candidato a vice-prefeito ainda não está definido. Segundo ele, o nome será escolhido depois de encerrada a composição partidária, o que deverá ocorrer mais próximo das convenções em junho e julho.

Calixto confiante

O advogado Oduwaldo Calixto (PL) vem trabalhando na comunidade e nas redes sociais visando o fortalecimento da sua pré-candidatura a vereador em Arapongas. Ele está confiante no reconhecimento da população ao trabalho que já desempenhou como ex-procurador jurídico do Município, na gestão do ex-prefeito Beto Pugliese, e como vereador por apenas 60 dias em 2016, quando era suplente. Entre os feitos, ele cita ter sido responsável, como procurador, pela lei que criou o Ippasa (Instituto de Previdência e Aposentadoria dos Servidores) e pela regularização das obras do prolongamento da Avenida Arapongas. Como vereador apresentou 18 projetos de lei, 12 deles aprovados.

Urnas perdidas

As enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul também podem afetar o processo eleitoral nos municípios gaúchos, e já causaram prejuízos ainda incalculáveis. Entre as preocupações está o fato de as urnas eleitorais terem sido danificadas. Com a maior parte do território ainda inundado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não conseguiu contabilizar quantos urnas foram danificadas, mas já se sabe que equipamentos terão que ser substituídos. Por conta das enchentes, foi decretada, até 10 de julho, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a suspensão dos prazos eleitorais no Rio Grande do Sul.