O último final de semana antes das eleições de 6 de outubro promete esquentar a campanha eleitoral. Agora é hora de colocar a equipe na rua com força total e se fazer notar pelo eleitorado. Em Apucarana, tradicionalmente, os candidatos mostram força disputando espaço na área central. Neste sábado, por exemplo, todo o entorno da Praça Rui Barbosa e as quadras da Avenida Curitiba até a Praça do Redondo devem literalmente ‘ferver’ de cabos eleitorais tanto de candidatos a prefeito, quanto de vereadores, que vão sacudir muita bandeira e distribuir santinhos. Com comércio aberto apenas pela manhã, os candidatos também devem circular pelo centro para encontrar com os eleitores e também elevar ânimos dos correligionários. Agora falta pouco.
Deputada estadual?
Nos meios políticos de Apucarana já se fala em uma possível candidatura à deputada estadual da professora Jane Reis (PT) em 2026. Atual candidata a prefeita pelo seu partido, Jane tem se saído bem em sua campanha e o nome dela aparece como uma alternativa para a próxima eleição, já que seu marido, deputado estadual Arilson Chiorato (PT), deve ser candidato a deputado federal. Tudo, é claro, depende ainda do resultado da eleição municipal de Apucarana, porque a equipe de Jane Reis acredita em sua vitória e, neste caso, ela não deixaria a Prefeitura para disputar a Assembleia Legislativa. O atual prefeito de Apucarana, Junior da Femac (MDB), é outro nome que desponta como candidato a deputado em 2026.
Vai pro governo
O atual prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSD), vai deixar a prefeitura dia 31 de dezembro, quando encerra seu segundo mandato à frente do Executivo araponguense. mas não vai abandonar a política e muito menos se recolher à sua casa. Deve ir para Curitiba, onde vai ocupar um importante cargo no governo Ratinho Junior, seu amigo pessoal. Só não se sabe ainda em qual Secretaria. Como o governador vai fazer uma reforma em seu secretariado a partir de janeiro, muitos prefeitos aliados de primeira hora que vão deixar o cargo no final do ano serão aproveitados por Ratinho Junior. Alguns dos atuais secretários vão permanecer, possível caso do deputado federal Beto Preto (PSD) na Secretaria de Saúde.
Sai de licença
Por falar no governador Ratinho Junior (PSD), comenta-se no Palácio Iguaçu que o chefe do Executivo estatual pode tirar licença a partir dessa segunda-feira para se dedicar inteiramente à campanha de candidatos aliados em municípios como Curitiba, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Londrina, Cascavel, Maringá e Foz do Iguaçu consideradas prioritárias pela eleição ser em dois turnos. Outros municípios como Toledo, Arapongas (onde já esteve ontem) e Apucarana também devem receber a visita do governador nessa reta final da campanha política. Quem também pode acompanhar Ratinho Junior nestas andanças é o seu pai, o apresentador do SBT, Ratinho que por onde passa atrai muita gente.
Impedido de sair
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (MDB), gostaria de se licenciar do cargo nesta reta final da campanha para dar apoio 24horas para seu candidato à sucessão, o vereador Rodrigo Recife (MDB).Mas não tem como fazê-lo. Teria que deixar o cargo com seu vice, Paulo Vital (PL), com quem está rompido, e o próprio vice estaria impedido de assumir porque é candidato nestas eleições. Na sequência viria o presidente da Câmara, professor Molina (Agir), também impedido por ser candidato, igual ao restante da Mesa Executiva do Legislativo. O cargo então teria que ser entregue ao diretor do Fórum, juiz José Roberto Silvério, como determina a lei. Diante de todos esses entraves, Junior desistiu de se licenciar.