COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Futuro de Arapongas

Da Redação

| Edição de 25 de junho de 2024 | Atualizado em 25 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Futuro de Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Três secretários de Estado e técnicos renomados em diversas áreas participam, entre hoje e sexta-feira, do 1º Fórum Municipal de Planejamento de Arapongas. O evento, que acontece no Cine Teatro Mauá, tem um foco ambicioso: preparar a cidade para os próximos 20 anos. A realização do fórum, segundo o prefeito Sergio Onofre (PSD), é necessária, tendo em vista que Arapongas já vem vivendo grandes mudanças impulsionadas por um projeto de desenvolvimento cada vez mais alinhado com a chamada economia do futuro, tendo como base planejamento e inovação, itens que constam também da cartilha do governador Ratinho Júnior. Da equipe do governador, participam do evento os secretários de Planejamento, Guto Silva; Educação, Roni Miranda e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

Despedida

O gerente da Agência do Trabalhador, Neno Leiroz, participou ontem do mutirão de vagas de trabalho do programa Apucarana 50+ em clima de despedida. O evento é o último no cargo. Na próxima sexta-feira (28), ele sai da Agência para se adequar ao calendário eleitoral. Filiado ao MDB, Neno vai tentar uma vaga na Câmara de Apucarana. Ele vai tentar repetir o sucesso de seus antecessores no cargo, que saíram da agência para ocupar uma cadeira no legislativo. No evento de ontem, inclusive, Neno ficou lado a lado com um deles, o vereador Recife (MDB), este anunciado como pré-candidato a prefeito.

Última semana

Além de Neno Leiroz, essa semana também é a última para pelo menos mais sete membros do segundo escalão da administração do prefeito Junior da Femac (MDB) que ocupam cargos de superintendência e saem para disputar as eleições municipais de outubro. São eles: Carlos Mendes e Lafayette Luz, ambos do Idepplan, Deco Araújo (Aserfa), Danylo Acioli (jurídico), Eliana Rocha (Secretaria da Mulher), Adan Lenharo (Secretaria da Indústria e Comércio) e Miguel Vilas Boas (Centro de Qualificação Total). No decorrer da semana, outros nomes devem aparecer na lista das desincompatibilizações. A prefeitura vai ficar diferente a partir da semana que vem.

Assédio eleitoral

O assédio eleitoral será tema, amanhã, de um seminário em Curitiba, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A iniciativa, que visa debater e combater o assédio eleitoral no ambiente de trabalho, é uma realização conjunta do TRE-PR com diversos órgãos, Universidade Federal do Paraná e OAB. Voltado a empregadores, empregados, representantes de sindicatos laborais e patronais, o seminário vai formalizar um acordo de cooperação entre as entidades. Nas eleições de 2022, duzentas empresas paranaenses foram denunciadas por tentar pressionar funcionários a votar em seus candidatos. Um recorde desagradável que deve ser evitado. 

Comércio agradece

Mais uma prefeitura da região está antecipando pagamento do 13º salário dos servidores. Ontem, o prefeito de Cambira, Emerson Toledo, anunciou liberação dos valores  disponível para saque a partir desta quarta-feira (26). Segundo destaca  o secretário de Fazenda de Cambira, Silvio Marezi, a antecipação sempre é fruto de um planejamento e gestão eficiente dos recursos públicos. “A antecipação é realizada todos os anos pela gestão, graças ao esforço e dedicação de toda a nossa equipe, demonstrando o compromisso em gerir bem os recursos públicos,” disse o secretário. A notícia sempre agrada o comércio local. São mais de R$ 600 mil extras circulando na cidade.