O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), esteve reunido com o governador Ratinho Junior (PSD) na última segunda-feira (24), em Curitiba. Na oportunidade, ele convidou o governador para participar de inaugurações de obras e tratou de outros assuntos de interesse do município. Ainda na capital do Estado, Gallo visitou secretarias estaduais e conversou com lideranças políticas. A agenda contou com reuniões com o secretário da Casa Civil, João Carlos Ortega, com o secretário de Planejamento, Guto Silva, e com o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara. Na Secretaria de Agricultura, o prefeito garantiu um caminhão com baú térmico que será usado no transporte da produção da agricultura familiar de Faxinal. “Como sempre, não voltamos de mãos vazias de Curitiba”, comemorou o prefeito.
Cotado para secretaria
O procurador-geral da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli, pode estar de saída do Legislativo nas próximas semanas. As especulações apontam para a nomeação do advogado pelo prefeito Junior da Femac (PSD). Ele é cotado para um cargo na Procuradoria Jurídica do município ou até em uma secretaria municipal. Com bom trânsito entre evangélicos e também na área de esportes, onde é presidente do Apucarana Futsal, o nome de Danylo Acioli também é cogitado como um nome forte para disputar o cargo de vereador nas próximas eleições. O advogado não é filiado ainda a nenhum partido por enquanto, mas deve reforçar as fileiras do PL de Apucarana.
Escola cívico-militar
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), não esconde a sua empolgação com as escolas cívico-militares. “O comportamento dos alunos mudou da água para o vinho”, costuma repetir durante os eventos na prefeitura. A presença das crianças fardadas é frequente nessas cerimônias. Por ele, todas as 24 escolas municipais da cidade teriam o modelo. Nesta semana, o prefeito esteve no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), de Apucarana, conversando com o tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo. Em Arapongas, as escolas cívico-militares contam com ex-PMs, mas Onofre convidou o comandante para conhecer o trabalho feito na cidade.
Recursos para Novo Itacolomi
O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla (PSD), cumpriu agenda na última segunda-feira (24) na Secretaria das Cidades (Secid-PR), em Curitiba. Acompanhado da secretária da Indústria e Comércio, Agricultura e Meio Ambiente, Sonia Aparecida Tegon Andreolla, ele discutiu a implantação do programa “Asfalto Novo, Vida Nova” no município. O prefeito conseguiu incluir ruas que inicialmente não estavam previstas no projeto. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 2,5 milhões em asfalto em Novo Itacolomi, atendendo 100% da cidade. O prefeito também solicitou a homologação do processo licitatório de troca da iluminação pública por lâmpadas LED, que vai cobrir 100% da cidade. Os investimentos passam de R$ 300 mil.
Comportamento de risco
Ainda repercute em Apucarana o flagrante do motorista da Viação Apucarana Ltda (VAL) que transpôs a linha férrea e, por segundos, não foi atingido por uma composição férrea no último sábado (22). O vídeo foi gravado por uma câmera de segurança residencial e chamou atenção em todo Estado, ainda mais após a tragédia recente envolvendo crianças em Jandaia do Sul, quando um ônibus foi atingido por um trem. A Prefeitura notificou a VAL, que afastou o motorista, e o assunto também foi discutido na Câmara. O vídeo serve de alerta para a imprudência, pois mostra também motoristas de carros de passeio atravessando os trilhos momentos antes mesmo com a aproximação do trem.