COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Gentil Pereira é o vice de Recife

Da Redação

| Edição de 06 de agosto de 2024 | Atualizado em 06 de agosto de 2024
Imagem descritiva da notícia Gentil Pereira é o vice de Recife

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-vereador Gentil Pereira (DC) foi anunciado no final da noite desta segunda-feira (5) como candidato a vice-prefeito de Apucarana na chapa encabeçada pelo vereador Rodrigo Recife (MDB). O nome de Gentil, que também ocupou cargo de secretário em duas pastas da administração de Júnior da Femac (MDB) - Meio Ambiente e Gestão Pública - foi anunciado por volta da meia-noite, após um dia inteiro de negociações do grupo político que sustenta a campanha de Recife. Gentil passou à frente de vários nomes que vinham disputando a vaga na chapa da situação. Gentil foi o último dos candidatos a vice anunciado em Apucarana, mas todos os nomes só foram conhecidos anteontem. O vereador Marcos da Vila Reis foi anunciado como vice de Rodolfo Mota (União) nas redes sociais. O advogado Luís Carlos Leitão (Republicanos) teve nome confirmado junto com  Paulo Vital, que disputa como prefeito, na convenção do PSD. A ex-secretária Ana Paula Nazarko (PT) também só foi anunciada como vice de Jane Reis na convenção.  

Beto dá recado

O deputado federal Beto Preto (PSD) não poupou antigos aliados na convenção que formalizou a candidatura de Paulo Vital (PL). O ex-secretário de Saúde deixou claro por que deixou de apoiar o prefeito Junior da Femac (MDB) com críticas contundentes à atual administração, notadamente em relação às finanças e saúde. “O show na praça é fantástico, mas um dia cobra o preço. Está faltando dinheiro para investimento e projetos estruturantes. Em cinco e seis anos, vi Arapongas e Ivaiporã pegando mais dinheiro em projetos que Apucarana”, comentou Beto, lembrando que deixou R$ 56 milhões em caixa quando saiu da Prefeitura. A gestão da epidemia da dengue também foi citada.

Briga na Câmara

A composição do Legislativo de Apucarana para o próximo mandato deve trazer várias mudanças. Dois dos vereadores da atual legislatura não concorrem: Recife (MDB), que é candidato a prefeito, e Marcos da Vila Reis (PP), que concorre como vice na chapa do União Brasil. Com a atual configuração dos vereadores, - a maioria trocou de partido na janela eleitoral - e a distribuição dos candidatos a vereador reconhecidamente bons de voto pelas coligações, a briga deve ser ferrenha por uma vaga na Câmara. Muitos dos atuais vereadores não se reelegem se repetirem nas urnas os votos do pleito passado. 

Em busca de protagonismo

Vários vice-prefeitos da região estão em busca de mais protagonismo e vão disputar eleições para prefeito. Em Apucarana, o atual vice-prefeito Paulo Vital (PSD) rompeu com a administração e concorre com apoio do deputado federal Beto Preto. Outro vice rompido é o de Arapongas, Jair Milani (PL). De outro lado, vários vices são aposta dos atuais prefeitos para sucessão. É o caso de Tânia Macedo (PSD), de Mauá da Serra, Moisés da Farmácia (PSD), de Jardim Alegre, e Walmir Peres (PSD), de Marilândia do Sul. Os três contam com apoios dos seus respectivos prefeitos. Já o atual vice de Jandaia do Sul, Fifa (PV), chegou a anunciar sua pré-candidatura a prefeito, mas acabou como vice de Edival Morador (PSB).

Eleição na Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSD), anunciou nesta terça-feira que a eleição dos membros da Mesa Diretora do Poder Legislativo será realizada na próxima segunda-feira (12), às 14h30, durante a sessão plenária. A sessão preparatória de eleição vai escolher os parlamentares que vão conduzir a Assembleia a partir de fevereiro de 2025. Com o anúncio, foi aberto o prazo de dois dias para inscrição das chapas. A eleição será feita por meio de votação nominal, utilizando-se o painel eletrônico de votação, exigida a maioria absoluta de votos.