COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Governo desconfia de novos protestos

Da Redação

| Edição de 14 de janeiro de 2023 | Atualizado em 14 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Governo desconfia de novos protestos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (foto), afirmou nesta sexta-feira, após seu encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, que foi detectada uma nova articulação para atos antidemocráticos para esta segunda-feira, “Novamente, vamos ter que mobilizar milhões e milhões de reais para prover segurança e infraestrutura”, disse. De acordo com Dino, o encontro com a ministra teve como objetivo passar duas mensagens: de que “ninguém rouba a democracia” e de busca de “ampla união nacional”. Perguntado a respeito da situação do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres, Dino afirmou que o termo encontrado em sua residência “é uma peça relevante para um quebra-cabeça”. Mais cedo, ele afirmou que pedirá a extradição de Torres caso ele não volte ao Brasil.

Deputado sofre ameaça 

O deputado federal reeleito Aliel Machado (PV-PR), que é de Ponta Grossa, e seu filho de sete anos viraram alvo de ameaças de bolsonaristas. Em troca de mensagens, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) trocam informações sobre o endereço da escola da criança em um grupo de WhatsApp e ameaçam ir até o local para agredir verbal e fisicamente o parlamentar. O caso foi registrado pelo deputado na Polícia Legislativa nessa quarta-feira. Aliel entregou todos os áudios, imagens das conversas e outros conteúdos que comprovam as ameaças. Aliel entrou na mira de bolsonaristas após pedir à Procuradoria-Geral investigação de acampamentos.

CPI só em fevereiro

A instalação da CPI para investigar os atos antidemocráticos contra os Três Poderes realizados no último domingo vai ficar para fevereiro, após a volta do recesso parlamentar. A decisão é do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). As ações, facilitadas por falhas e omissões, culminaram na invasão e na depredação dos prédios onde funcionam o Congresso Nacional, a Presidência da República e o Supremo Tribunal Federal (STF). Com base no Regimento do Senado, Pacheco explica que uma sessão extraordinária só pode tratar daquilo que consta da pauta da sua convocação. A CPI já tem número suficiente de assinaturas (27) para ser instalada, mas isso pode mudar porque alguns senadores que apoiam a proposta estão em fim de mandato.

Vital percorre a cidade

O vice-prefeito de Apucarana, Paulo Vital (PSD), percorreu ontem várias obras e serviços em execução na cidade. Ele aproveitou para conversar com moradores de bairros, ouvindo reivindicações e sugestões sobre as demandas. No período da tarde, Paulo Vital, ao lado de servidores da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e do Canil Municipal, acompanhou o trabalho dos médicos veterinários e outros profissionais do Programa CastraPet, no estacionamento do Ginásio de Esportes Lagoão. “Trata-se de um excelente programa do Governo Ratinho Junior, que atendeu dezenas de famílias de Apucarana, com a esterilização de seus cães e gatos”, avaliou Vital, citando ainda o apoio do secretário Beto Preto e do deputado estadual Delegado Jacovós. 

Feriado em São João do Ivaí

Esta segunda-feira, dia 16 de janeiro, é feriado municipal em São João do Ivaí. Através de decreto assinado pela prefeita Carla Emerenciano (União Brasil), o feriado de aniversário do município, que é comemorado no dia 20 de dezembro, foi transferido para 16 de janeiro. A alteração foi feita atendendo a pedido da Associação Comercial e Empresarial de São João do Ivaí. Segundo a prefeita, os comerciantes pediram o adiamento deste feriado, porque não queriam paralisar as vendas durante o período que antecedia as festividades de Natal e Ano Novo. Desta forma, nesta segunda-feira não funcionam repartições públicas, bancos e o comércio de modo geral.

VAPT-VUPT

POSSE NO TCE A nova cúpula diretiva do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) tomará posse na próxima quarta-feira, às 14 horas. Serão empossados Fernando Guimarães, presidente; Ivens Linhares, vice; e Ivan Bonilha, corregedor-geral.CARTÓRIOS Para quem ainda não sabe, os cartórios eleitorais do Paraná estão funcionando em horário especial de atendimento do público neste mês. Desde o dia 7 até o dia 20 de janeiro, o atendimento é das 13 às 18 horas.CONSIGNADO A Caixa Econômica Federal confirmou nesta sexta que suspendeu a oferta de crédito consignado para beneficiários do Bolsa Família, que era o Auxílio Brasil. A Caixa disse que o produto passará por uma “revisão completa de parâmetros e critérios”.OBRAS DE ARTE Bolsonaristas danificaram 14 obras de arte do Senado durante manifestações ocorridas domingo. Segundo a coordenadora do Museu do Senado, Maria Cristina Monteiro, custo de restauração pode chegar a R$ 1 milhão.

MAIS LIDAS