COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Homenagem para padre Beffa

Da Redação

| Edição de 08 de julho de 2025 | Atualizado em 08 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-prefeito de Arapongas, padre Antônio José Beffa, vai dar nome ao Condomínio do Idoso que será inaugurado no próximo dia 18. Atendendo a solicitação do prefeito Rafael Cita (PSD), projeto de lei protocolado ontem na Assembleia Legislativa foi assinado pelo presidente da Casa, Alexandre Curi (PSD) e pelo deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), que foi vice de padre Beffa na prefeitura. “Conversei com o ex-prefeito Sérgio Onofre, uma vez que a obra foi iniciada no seu mandato, e ele também achou que era uma boa ideia ter uma obra em memória do padre Beffa não só pela sua função política, mas sobretudo pelo seu trabalho religioso”, comentou o prefeito. Falecido em 2020, padre Beffa foi ordenado sacerdote em 1981 e foi prefeito de Arapongas entre 2013 e 2016. Uma justa homenagem.

Ratinho Jr se fortalece

Outra pesquisa divulgada ontem, da Atlas/Bloomberg, mostra que o nome de Ratinho Junior (PSD) está se fortalecendo na corrida presidencial. O paranaense aparece à frente de outros governadores em eventual segundo turno com o presidente Lula (PT). O paranaense tem 39% das intenções de voto, enquanto o atual presidente aparece com 47,3%. O desempenho é melhor que outros nomes da centro-direita, como o mineiro Romeu Zema (Novo), que aparece com 38,6%; o goiano Ronaldo Caiado (União), com 35,3% e o gaúcho Eduardo Leite (PSD), que tem 23,9%. Tarcísio Freitas, de São Paulo, soma 46,9%, tecnicamente empatado com Lula (47,6%).

Adicional do FPM

O repasse adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será creditado hoje nas contas das prefeituras. No Paraná, os 399 municípios vão receber R$ 616,28 milhões, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Segundo a confederação, o repasse extra é fundamental neste mês de julho, devido à sazonalidade da arrecadação - o IPVA já foi praticamente todo pago pelos contribuintes - e os níveis de atividade econômica. O repasse extra dá um gás no financeiro das prefeituras que, entre outros gastos, costumam adiantar a primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. O adicional não sofre retenção do Fundeb.

Luz amarela no Prodea

O Prodea - Programa de Desenvolvimento de Apucarana, responsável pela cessão de lotes como forma de incentivo à industrialização, está na mira da administração do prefeito Rodolfo Mota (União). Segundo o prefeito, a análise do programa ‘acendeu uma luz amarela’ em relação as destinações de áreas. Um amplo levantamento dos últimos cinco anos de programa foi encaminhado semana passada ao Ministério Público. Por hora, segundo Rodolfo, o programa está suspenso. “Nesses seis meses de administração, nenhuma destinação de lote foi encaminhada para Câmara e não encaminharemos enquanto não forem passados a limpo esses últimos cinco anos do programa”, comentou o prefeito.

Jd. Alegre sanciona benefício

O prefeito de Jardim Alegre, Moisés Santos (PSD), sancionou nesta semana projeto de lei que institui o auxílio ao transporte universitário. O processo de instituição do benefício vem sendo articulado desde o ano passado e visa garantir maior acesso da população do município ao ensino superior, sendo uma demanda antiga da comunidade. O novo modelo de transporte universitário, que confere ajuda de custo aos estudantes, vem sendo adotado com sucesso em outros municípios da região, sendo mais eficiente e menos oneroso para o município que assumir a oferta do transporte com veículos da frota municipal. O prefeito Moisés destaca que o incetivo à capacitação é um investimento na força de trabalho da cidade.