COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Ivaiporã antecipa 13º salário

Da Redação

| Edição de 30 de maio de 2022 | Atualizado em 30 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Ivaiporã antecipa 13º salário

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ivaiporã antecipa 13º salário

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), autorizou o pagamento da 1ª parcela do 13º salário aos servidores municipais, aposentados e pensionistas. Ivaiporã é o 1º município da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) a antecipar a 1ª parcela do 13º salário, que foi depositada ainda na última sexta-feira, dia 27 de maio. Segundo ele, trata-se de R$1,4 milhão que entra nas contas dos servidores públicos, o que favorece a economia do município. Pela legislação, a Prefeitura poderia pagar a 1ª parcela até o dia 30 de novembro e a 2ª até o dia 20 de dezembro. Carlos Gil disse que a antecipação do 13º salário reflete o equilíbrio nas contas públicas – um dos compromissos da gestão com a população. “Com o pagamento antecipado os servidores podem pôr compromissos em dia, investir ou guardar na poupança, por exemplo”, mencionou Carlos Gil. 

Revitalização de avenida

O prefeito Junior da Femac (PSD) cumpre agenda hoje em Curitiba. O principal compromisso será no Sebrae-PR, onde o Município de Apucarana irá firmar parceria com o órgão e a Fecomércio, aderindo ao Programa de Revitalização de Espaços Comerciais. A iniciativa é desenvolvida pelo Sebrae e a Fecomércio há 15 anos e havia sido paralisada em 2018, visando à implantação de uma nova metodologia e atualização. Em Apucarana, o programa irá contemplar todo o trecho comercial da Rua Ponta Grossa. “Neste espaço estão estabelecidos cerca de 150 comerciantes e o programa viabilizará, em comum acordo com os empresários, uma nova identidade visual e melhorias estruturais, a partir de um diagnóstico do Sebrae”, revela.

Educação física

A Câmara de Apucarana apreciou na sessão ordinária duas matérias que geraram polêmica e acabaram saindo de votação: um substitutivo assinado por vários vereadores que trata da obrigatoriedade de diploma de curso superior em Educação Física para docência da disciplina na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e na Educação Especial. O substitutivo foi apresentado a um projeto de lei do vereador Lucas Leugi (PP), que trata do mesmo assunto e também estava na pauta. Leugi considerou o substitutivo inconstitucional e o vereador Moisés Tavares (Cidadania) pediu vista para melhores estudos. Já o vereador Luciano Molina (PL) pediu vista ao projeto de Leugi para que se busque um denominador comum.

Prefeito explica IPTU

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), respondeu ontem pelo Facebook às críticas que vem recebendo por causa da atualização no IPTU, feita dentro de uma reforma tributária municipal. “Não é um sonho, nem o desejo do prefeito aumentar o IPTU, mas antes de ser político tenho que ser gestor, tenho que administrar a cidade. Desde 1997 não é atualizado o IPTU. Os prefeitos anteriores não aumentaram porque ninguém quer aumentar imposto. Chegou o momento em que o Tribunal de Contas do Paraná deu prazo para que os municípios se atualizem. Então não é uma questão de querer ou não querer. É uma questão de que tem que fazer. E vamos achar uma forma ‘menos pior’ para fazer essa atualização”, disse.

Susto na rodovia

O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, levou um susto ontem após se envolver em um acidente na PR-445 entre os municípios de Tamarana e Mauá da Serra. O prefeito, que conduzia o veículo, colidiu contra uma árvore no começo da tarde. O prefeito estava na companhia de seu irmão Alexandre Cantagallo. Nenhum dos dois se feriu. Chovia no momento do acidente, o que pode ter provocado a saída de pista. As chuvas fortes que começaram a cair desde domingo têm causado queda de árvores nas rodovias do Paraná. A situação exige muito cuidado de quem está viajando de carro, principalmente de prefeitos que precisam se deslocar à Capital do Estado ou outras cidades.