Em agenda nesta semana em Brasília, o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil (PSD), garantiu R$ 4,6 milhões para obras de pavimentação rural com apoio do deputado federal Sérgio Souza (MDB). O prefeito esteve acompanhado da vice-prefeita Gertrudes Bernardy (MDB) e dos vereadores Emerson Bertotti (MDB), Sérgio Oliveira e Levi Schuindt. O grupo levou pedidos de melhorias nas estradas do interior do município. “Viemos pedir calçamento em pedra poliédrica para estradas que precisam muito. São vias importantes para a nossa população rural”, afirmou. Os recursos vão permitir obras em quase 10 km de estradas em várias localidades. “Temos o compromisso de ajudar quem trabalha sério pelo município. Desta vez, atendemos o homem do campo”, garantiu Sergio Souza.
Convênio com Cisvir
A Casa de Apoio da Divina Providência, entidade que oferece apoio a familiares de pacientes hospitalizados, vai receber apoio do Cisvir - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região. O termo de fomento foi assinado manhã desta sexta-feira (23) na sede do consórcio e prevê repasses mensais de R$ 5,6 mil. “É um serviço assistencial fundamental. Vocês ajudam tanta gente e nada mais justo do que o Cisvir ajudar vocês a continuarem este grande trabalho”, destaca o prefeito de Arapongas e presidente do Cisvir, Rafael Cita (PSD). O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota (União) e o superintendente-geral de Apoio aos Municípios (SAM), Sérgio Onofre, também acompanharam a assinatura.
Sérgio Onofre na estrada
O superintendente-geral de apoio aos municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, vem percorrendo cidades da região para tratar de projetos e também ouvir as demanda de prefeitos. Nesta semana, o ex-prefeito de Arapongas foi recebido pela prefeita de Sertanópolis, Ana Ruth Secco. Na semana que vem, Sergio tem visitas em a Londrina, Apucarana e Assis Chateaubriand, ou seja, agenda cheia. “Ouvindo as demandas e orientando conforme a experiência que trazemos também do Executivo Municipal”, comenta Onofre. Quando não está percorrendo municípios, o ex-prefeito pode ser encontrado no escritório da SAM - Superintendência de Apoio aos Municípios, instalado junto do IAT Arapongas, na rua Marabu.
Arilson recebe Edinho Silva
O ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva esteve no Paraná nesta quinta-feira (23) para lançar sua candidatura a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). Candidato do presidente Lula, Edinho esteve ao lado do deputado Arilson Chiorato, atual presidente estadual da sigla e candidato à reeleição e outras lideranças. No encontro, Edinho Silva e Arilson apontaram a necessidade de aproximar o partido da população. “A gente precisa retomar o trabalho com presença constante nas periferias, nos sindicatos, nas comunidades rurais e nos territórios indígenas”, disse Edinho Silva, que disputa a presidência do PT com Rui Falcão, Romênio Pereira e Valter Pomar. A eleição será em 6 de julho.
Fiep repudia MP
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) divulgou nota nesta sexta-feira manifestando extrema preocupação com a MP 1.300, do governo federal, que entre outras propostas amplia a Tarifa Social de Energia Elétrica, aumentando os encargos para os demais consumidores. Para a Fiep, a medida representa um grave equívoco econômico, ao transferir, de forma imediata e desproporcional, esse custo para o setor produtivo e para os consumidores em geral. “A indústria brasileira, responsável pela geração de empregos, inovação e desenvolvimento, está sendo mais uma vez sacrificada para sustentar um modelo ineficiente de subsídios”, diz a nota da Fiep, que classifica a medida como populista.