COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Júnior de olho no futuro

Da Redação

| Edição de 19 de setembro de 2024 | Atualizado em 19 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entre as 100 cidades brasileiras de médio e grande porte mais bem avaliadas em termos de conexão e inovação, as chamadas cidades inteligentes, apenas 10 são do Paraná. Apucarana é uma delas. Na edição 2024 Ranking Connected Smart Cities, o município saltou consideráveis 29 posições e hoje está em 57ª no ranking, que avalia onze quesitos. Não à toa, Apucarana foi um dos dez municípios selecionados no Programa Cidades Inteligentes do Itaipu Parquetec, que deu início nesta semana ao trabalho de campo colocando técnicos para avaliar pontos-chave da cidade que podem avançar com uso de novas tecnologias. Incluir a inovação como uma política pública foi uma sacada de visão do prefeito Junior da Femac, que colocou a prefeitura com papel de destaque na governança do Conecta e viabilizou marcos importantes, como legislação específica para o assunto, além de um fundo municipal de inovação. Colhe-se o que se planta.

Multa em Ivaiporã

A Justiça Eleitoral de Ivaiporã multou em R$21.282,00 jornal do candidato a prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (Podemos), por uso irregular de um podcast. O material com participação de Amaral e da vice Lourdes Assunção foi exibido em agosto nas redes sociais da empresa e do candidato. A Justiça Eleitoral considerou que o tratamento privilegiado dado aos citados, sem oferecer o mesmo espaço ao candidato adversário Carlos Gil (PSD), violou a isonomia eleitoral. A defesa de Amaral tenta reformar a multa argumentando que o material foi veiculado na internet, que não é regulamentada pela lei eleitoral e sim pela Constituição Federal.

Caso Bertoli

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (Agir), esteve reunido durante toda a tarde de ontem com todo o corpo jurídico do Legislativo para discutir um pedido de instalação de uma Comissão Processante e também de afastamento temporário do vereador Mauro Bertoli (DC), protocolado na quarta-feira pela ativista Renata Borges. O pedido se baseia na condenação recente do vereador Bertoli em processo criminal. Segundo Molina, o jurídico está analisando todas as possibilidades e ainda nesta sexta-feira vai lhe informar que providências a Câmara deve tomar em relação ao caso.

Opostos em Apucarana

Depois do senador Sergio Moro (União), que esteve na terça-feira em Apucarana, a cidade recebeu ontem a visita da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT). Ambos vieram pelo mesmo motivo: gravar com seus candidatos que disputam a Prefeitura. Moro apoiando Rodolfo Mota e Gleisi, Jane Reis. As duas lideranças estão nos extremos opostos da política nacional. Como se sabe, o senador Sergio Moro é atualmente um dos maiores adversários e críticos do presidente Lula.Já a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, é uma aguerrida defensora do presidente. A campanha eleitoral de Apucarana, como se vê, tem ganhado espaço no cenário político nacional.

Prefeitos em Brasília

Logo após as eleições de 6 de outubro, prefeitos de todo Brasil, incluindo os da região, terão compromisso em Brasília. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) está convocando todos para uma mobilização municipalista marcada para o dia 10, a partir das 9 horas, na capital federal. O objetivo é pressionar o Congresso Nacional a votar a pauta municipalista, que contém várias reivindicações, entre elas um novo parcelamento da dívida previdenciária das prefeituras com prazo superior aos atuais 60 meses; limitação da parcela a um percentual da receita líquida dos municípios com redução do indexador de juros; e limitação do pagamento de precatórios.